Glencore vê resultados positivos de trading de petróleo em 2020
A Glencore espera que sua unidade de trading de petróleo atinja o patamar superior das metas para lucro operacional neste ano, disse a gigante das commodities nesta sexta-feira, depois de se beneficiar das oscilações causadas pela pandemia de Covid-19 no mercado.
A enorme divisão de trading do grupo suíço torna a empresa mais resiliente do que a maioria das mineradoras durante crises das commodities.
Os braços comerciais de gigantes do petróleo, como Shell, Total e Eni, registraram fortes lucros após estocarem a commodity quando os preços despencaram, no início deste ano, e mais tarde venderem a valores mais elevados, beneficiando-se da estrutura de mercado conhecida como “contango”.
Na mesma toada, a unidade de comercialização da Glencore deve registrar lucro operacional no patamar superior das metas da empresa para a temporada, de 2,2 bilhões a 3,2 bilhões de dólares neste ano.
“Nossos negócios de comercialização enfrentaram bem o desafio, entregando resultados robustos anticíclicos”, disse o presidente-executivo da empresa, Ivan Glasenberg, em comunicado.
Por outro lado, a Glencore alertou que sua dívida líquida, que já é a maior entre os pares no setor de mineração, deve aumentar no primeiro semestre deste ano. Em março, a companhia adiou a decisão de pagar 2,6 bilhões de dólares em dividendos até a divulgação do balanço deste trimestre, previsto para a próxima semana.