Christine Lagarde

Gita Gopinath é a nova economista-chefe do FMI

01 out 2018, 17:22 - atualizado em 01 out 2018, 17:22
Gita Gopinath (World Economic Forum/Benedikt von Loebell/Flickr)

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde nomeou, nesta segunda-feira (1), Gita Gopinath como economista-chefe do FMI. Ela irá suceder Maurice (Maury) Obstfeld, que anunciou sua aposentadoria para o fim de 2018.

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

A mais nova conselheira econômica do FMI nasceu e cresceu na Índia e é uma cidadã norte-americana. É PhD em Economia pela Universidade de Princeton, BA pela Universidade de Délhi e MA tanto pela Delhi School of Economics quanto pela Universidade de Washington. Juntou-se à Universidade de Chicago em 2001 como professora assistente e se mudou, em 2005, para Harvard, onde ainda trabalha como professora de estudos internacionais e econômicos.

Gopinath é co-editora da American Economic Review e do periódico Handbook of International Economics. Também trabalha como co-diretora em um programa sobre sistemas financeiros internacionais e macroeconômicos na Bureal Nacional de Pesquisa Econômica, além de ter escrito cerca de 40 artigos sobre crises de mercados emergentes, transações e investimentos, dívidas, políticas monetárias e demais assuntos correlatos.

“Gita é uma das economistas que mais se destacam no mundo, com credenciais acadêmicas impecáveis, comprovada liderança intelectual e extensiva experiência internacional”, afirma Lagarde. “Tudo isso a torna excepcionalmente preparada para liderar o nosso Departamento de Pesquisa nessa importante junção”.

Leia mais sobre: