Giorgia Meloni vai comandar novo governo italiano de direita
Giorgia Meloni concordou em formar o próximo governo da Itália, disse uma autoridade presidencial nesta sexta-feira, abrindo caminho para que ela se torne a primeira mulher premiê do país.
Meloni, chefe dos nacionalistas Irmãos da Itália, liderou uma aliança de partidos conservadores na vitória nas eleições de 25 de setembro e assumirá o governo mais à direita do país desde a Segunda Guerra Mundial.
“Giorgia Meloni aceitou o mandato e apresentou sua lista de ministros”, disse a autoridade presidencial Ugo Zampetti a repórteres depois que Meloni se reuniu com o presidente Sergio Mattarella no palácio Quirinale.
O novo governo tomará posse formalmente na manhã de sábado, e depois enfrentará votos de confiança nas duas casas do Parlamento na próxima semana.
Meloni lidera uma coalizão que inclui o Força Itália, de Silvio Berlusconi, e a Liga, de Matteo Salvini.
O 68º governo da Itália desde 1946 enfrenta grandes desafios, incluindo uma recessão iminente, contas de energia em alta e como apresentar uma frente unida sobre a guerra na Ucrânia.
Substituirá um governo de unidade nacional comandado pelo ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi, que participou de uma cúpula da União Europeia em Bruxelas nesta sexta-feira em um de seus últimos atos como primeiro-ministro.
Embora o processo de formação de um novo governo tenha sido rápido para os padrões italianos, ele expôs as tensões na coalizão, com Berlusconi aparecendo repetidamente para tentar minar a autoridade de Meloni.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!