Política

Gilberto Gil é xingado por torcedores bolsonaristas no Catar; famosos se posicionam

27 nov 2022, 11:28 - atualizado em 27 nov 2022, 11:28
Gilberto Gil com um violão
Gilberto Gil estava no estádio Lusail, no Catar, acompanhando a partida do Brasil e Sérvia.  (Foto: Geovane Peixoto)

O cantor Gilberto Gil e a sua esposa, a empresária Flora Gil, foram hostilizados por torcedores brasileiros durante o jogo entre Brasil e Sérvia, na última quinta-feira (24).

Ambos estavam acompanhando a partida pela Copa do Mundo no estádio Lusail, no Catar. Ao se dirigem para a arquibancada, foram abordados por bolsonaristas que xingaram o artista e afirmaram “Vamo, Bolsonaro” e Vamo, Lei Rouanet”, em referência à lei de incentivo a projetos culturais.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Gilberto e Flora não respondem aos insultos. No entanto, neste domingo (27), o cantor publicou um vídeo em seu Twitter comentando o episódio, pedindo por um “Brasil sem ódio” e desejando um bom jogo para o Brasil amanhã, contra a Suíça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apoio de famosos e políticos

O senador Randolfe Rodrigues repudiou a atitude dos torcedores brasileiros e cobrou providências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

“Um artista de 80 anos sendo vítima de golpistas. Vamos denunciar e cobrar punições da FIFA. Já passou da hora dessa gente ir para o lugar que merece: CADEIA!”, disse em seu Twitter.

O deputado federal Marcelo Freixo também se posicionou a favor de Gilberto Gil afirmando que estamos vivendo uma onda de estupidez e violência. “Viva o Brasil, que é muito maior do que o ódio dos extremistas”.

Também se solidarizou o governador eleito na Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Já o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva ligaram para o cantor.

Do lado artístico, Gil recebeu apoio de Caetano Veloso, Juliette, Preta Gil, Emicida e Daniela Mercury.

Também manifestaram apoio o jornalista Chico Pinheiro, que publicou que “Eesses bandos riquinhos se acham patriotas. Não passam de patriotários”, e também pelo influenciador Felipe Neto.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!