AgroTimes

Gigante de fertilizantes Yara corta produção com crise do gás

19 jul 2022, 15:04 - atualizado em 19 jul 2022, 15:04
Fertilizantes
O CEO da empresa norueguesa disse que está em vigilância constante caso precise reduzir ainda mais a produção (Imagem: Pixabay/WFranz)

A gigante europeia de fertilizantes Yara disse que a crise de energia forçou a empresa a reduzir a produção e alertou que mais cortes podem vir.

A distribuidora de amônia está entre os produtores em todo o mundo que reduziram a produção devido aos altos preços do gás natural, uma matéria-prima crucial usada para produzir nutrientes para safras.

A Yara disse terça-feira que fez cortes em vários locais, reduzindo a capacidade em 1,3 milhão de toneladas de amônia e 1,7 milhão de toneladas de fertilizante acabado.

O CEO da empresa norueguesa disse que está em vigilância constante caso precise reduzir ainda mais a produção.

“Não é apenas uma probabilidade, está acontecendo enquanto falamos” disse Svein Tore Holsether em entrevista à Bloomberg TV. “Tivemos que reduzir em várias de nossas plantas na Europa agora com um aumento significativo que vimos nos preços do gás, começando em meados de junho e continuando em julho.”

Os cortes destacam o impacto da crise de gás na Europa nos usuários industriais, bem como nas contas de energia dos consumidores. Preços mais altos ou escassez de fertilizantes também levam os agricultores a usar menos, ameaçando aumentar os preços das safras ou prejudicar as colheitas em um momento em que custos de alimentação estão perto de níveis recorde.

A Yara pagou mais de quatro vezes mais pelo combustível durante o segundo trimestre do que no ano anterior. No momento, está pagando cinco vezes mais do que há um ano.

“Esta é uma avaliação diária, a cada hora, que fazemos em nossa empresa sobre a melhor forma de otimizar e também utilizar a rede global que temos para garantir que possamos ter operações tão eficientes e econômicas quanto possível.” disse Holsether.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar