Gigante de carne de porco dos EUA estreia no mercado vegano
A maior processadora de carne suína do mundo vai estrear no crescente mercado de proteínas à base de vegetais.
A Smithfield Foods, uma empresa de alimentos de US$ 15 bilhões, está lançando uma linha de produtos à base de soja sob a marca Pure Farmland, que inclui hambúrgueres, almôndegas e carne vegetal para sanduíches de café da manhã, segundo comunicado divulgado na segunda-feira.
As grandes empresas de carnes correm atrás do prejuízo diante da crescente popularidade da proteína de origem vegetal entre os consumidores.
As ações da Beyond Meat estão em alta desde seu IPO em maio, e seus hambúrgueres e salsichas agora são vendidos em milhares de lojas e restaurantes nos Estados Unidos. A Impossible Foods, sua principal rival, recentemente ampliou o alcance de seu hambúrguer em todo o país com a rede de fast-food Burger King.
A Smithfield segue outras grandes processadoras de carne ao decidir comercializar proteínas alternativas. A Tyson Foods anunciou um hambúrguer metade de carne bovina e metade proteína de ervilha, enquanto a Perdue Farms está lançando os nuggets Chicken Plus, feitos de uma mistura de frango, couve-flor e grão de bico.
As empresas, observando o sucesso da Beyond e da Impossible, tentam lucrar com a ascensão do estilo de vida “flexitariano” – consumidores que não abandonaram totalmente o consumo de carne, mas querem reduzir seu consumo e substituí-la por uma opção vegetal.
A categoria vegana poderia responder por até 10% do mercado global de carnes em 10 anos, chegando a US$ 140 bilhões, segundo um relatório recente do Barclays.
A Smithfield foi adquirida em 2013 pelo WH Group, listado em Hong Kong. Nos últimos anos, a empresa tem se concentrado no mercado de alimentos embalados, como presunto fatiado e costeletas de porco marinadas, para compensar a volatilidade no negócio de commodities.