CryptoTimes

Gestoras VanEck e ProShares removem solicitação de seus ETFs de ether nos EUA

21 ago 2021, 12:22 - atualizado em 21 ago 2021, 12:22
ethereum
Os ETFs de cripto garantiriam exposição à segunda maior criptomoeda do mercado, mas a SEC quer que esses produtos estejam ligados às ofertas já negociadas pela CME (Imagem: Unsplash/Executium)

Duas emissoras suspenderam seus pedidos de criação de um fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) de ether (ETH) anteriormente enviados à Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio nos EUA (SEC).

Ontem (20), a VanEck suspendeu a solicitação de seu “Ethereum Strategy ETF” após ter começado seu processo de aprovação em maio.

Na época, visava criar um veículo de investimento que dava, a seus investidores, exposição ao ether, precificado por meio do MVIS CryptoCompare Ethereum Benchmark Rate.

Um mecanismo preciso para determinar o preço é um impasse para a SEC durante discussões sobre a aprovação de produtos negociados em bolsa (ETPs) de criptomoedas.

A ProShares também retirou a solicitação de seu “ProShares Ether Strategy ETF”, enviada na última quarta-feira (18).

As duas solicitações vieram após uma onda de aprovações de ETFs de ether no país vizinho, o Canadá — que, historicamente, mostrou ser um campo de testes para novos produtos financeiros antes de uma aprovação nos EUA.

É importante lembrar que, no Brasil, existem cinco ETFs de cripto — um diversificado, dois de bitcoin e dois de ether — regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e já listados na B3: HASH11, QBTC11, QETH11, BITH11 e ETHE11.

A suspensão repentina de envios fez com que alguns especulassem que a SEC havia expressado sua relutância em aprovar um ETF de ether em meio ao atual ambiente regulatório.

“A SEC pode ter feito uma videoconferência, no estilo ‘O Poderoso Chefão’. Ether, cai fora”, tuitou Eric Balchunas, analista sênior de ETFs na Bloomberg.

A reguladora americana de valores mobiliários continuou a ignorar a possibilidade de um ETF de bitcoin (BTC).

Porém, Gary Gensler, o presidente da SEC, disse que pretende analisar mais de perto as propostas de produto enviadas à comissão que sejam mais favoráveis àquelas ligadas a contratos futuros.

A ProShares havia proposto um ETF de futuros de bitcoin este mês. Enquanto isso, a VanEck ainda está esperando por uma resposta da SEC sobre sua proposta de ETF de bitcoin. A SEC estendeu o período de resposta a fim de obter mais comentários sobre a proposta.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar