Gestora VanEck lança novo ETF ligado a projetos cripto na Nasdaq
A gestora de ativos VanEck lançou um novo fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) na Nasdaq que visa rastrear empresas que trabalham no setor de criptoativos ou que tenham exposição a essa classe nascente de ativos.
O “Digital Transformation ETF” fornecerá exposição a diversas empresas do setor cripto, incluindo corretoras, operadoras de mineração, plataformas de pagamento e fornecedores de hardware e tecnologia.
Porém, o fundo não irá investir em criptomoedas de forma direta ou indireta por meio de derivativos, garantiu VanEck. O ticker do ETF é $DAPP.
DAPP quer rastrear o desempenho do MVIS Global Digital Assets Equity Index.
O índice irá incluir empresas que geram ou têm o potencial de gerar pelo menos 50% de suas receitas a partir de projetos de criptoativos ou tenham um investimento de pelo menos 50% em criptoativos diretamente ou em projetos de criptoativos, afirmou VanEck.
“Nós, como uma empresa, sempre acreditamos na utilidade e viabilidade dos criptoativos como uma classe de ativos e estamos empolgados em fornecer aos investidores exposição a empresas que fomentam a transformação digital”, disse Ed Lopez, sócio-gestor e líder de produtos ETFs na VanEck.
A gestora também enviou um pedido para um ETF de bitcoin em dezembro de 2020. Essa seria a segunda tentativa da empresa em obter aprovação de um ETF da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC).
A SEC reconheceu a solicitação da VanEck em março e ainda irá anunciar uma decisão este mês. A agência pode aprovar ou negar a solicitação ou estender o período de análise.