Mercados

Gestora com R$ 6 bi na carteira compra bolsa enquanto vê corte da Selic em agosto

12 jun 2023, 18:53 - atualizado em 12 jun 2023, 18:53
Para Medeiros, o ambiente macro do Brasil melhorou desde o começo do ano, quando o mercado ainda desconfiava dos movimentos do governo Lula (Imagem: Divulgação)

A Oikos Wealth Management, gestora family office (que cuida do patrimônio de famílias com grande patrimônio), entrou na fila dos que apostam na queda dos juros ainda em agosto.

Em entrevista ao Money Times, Rafael Medeiros, sócio-fundador da gestora, diz que, após zerar posição em bolsa no começo do ano, voltou a comprá-la diante da expectativa de cortes da Selic.

Medeiros diz que já esperava por dados da inflação menores por conta do preço dos alimentos.

“Acreditávamos que o agro ajudaria bastante para a redução da inflação. Nós tivemos ao longo desse primeiro semestre um PIB agro muito forte em vários dos principais grãos, com quedas de preço bem relevantes”, argumenta.

Uma série de indicadores, como IPCA, principal termômetro para medir a inflação, e o IGP-M mostraram desaceleração em maio.

“Vínhamos com uma cabeça negativa para o mercado de ações e, na semana passada, começamos a comprar ações ancorado nesse viés de que, com esse arrefecimento da inflação, o Banco Central vai poder cortar o juros”, discorre.

Sobre os setores, Medeiros explica que, apesar de gestores evitarem fazer rotações na carteira, há preferência por papéis de consumo e utilidades públicas, como energia e saneamento.

“Achamos que esses setores deveriam ter uma performance melhor que commodities. O mundo ainda estará arrefecendo; commodities, como minério e petróleo, vão ficar um pouco paradas”, argumenta.

  • CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda a sexta às 12h, estaremos AO VIVO no canal do YouTube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!

Ambiente mais favorável

Para Medeiros, o ambiente macro do Brasil melhorou desde o começo do ano, quando o mercado ainda desconfiava dos movimentos do governo Lula. Nesse meio tempo, o arcabouço fiscal foi aprovado na Câmara, enquanto a postura do ministro da Fazenda Fernando Haddad agradou.

“Em vários momentos o mercado precificou uma âncora fiscal pior que o esperado, principalmente se nós lembrarmos janeiro e fevereiro. O mercado piorou muito acreditando que talvez a gente não tivesse âncora”, coloca.

Ele também afirma que o Congresso ficou mais ao Centro, vetando movimentos mais expansionistas que o governo tentou implacar.

“Tirou risco do mercado. Além disso, a atividade econômica se saiu melhor do que o esperado, com revisões de PIB (Produto Interno Bruto), enquanto a arrecadação superou as expectativas”, completa.

Ao todo, a Oikos Wealth Management cuida do patrimônio de 35 famílias que, juntas, somam R$ 6 bilhões.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar