CryptoTimes

Gestora Bitwise lança novo fundo que oferece exposição ao crescente setor DeFi

17 fev 2021, 12:04 - atualizado em 29 mar 2021, 14:53
Agora, a gestora cripto Bitwise possui dois fundos: o Bitwise 10 Crypto Index Fund (BITW) e o Bitwise DeFi Crypto Index (Imagem: Crypto Times)

Considere este como um possível sinal de que o mundo dos investimentos institucionais está se aproximando do crescente mercado de finanças descentralizadas (DeFi).

Nesta quarta-feira (17), a gestora de criptoativos Bitwise anunciou o lançamento oficial do Bitwise DeFi Crypto Index.

O novo fundo irá fornecer um veículo para que investidores qualificados realizem uma aposta diversificada em DeFi por meio da estrutura de um valor mobiliário, o que pode deixá-los mais confortáveis com o nascente mercado, conhecido por seus hacks e suas puxadas de tapete.

O mercado DeFi — que inclui empréstimos, conversões e protocolos de seguros — teve um crescimento impressionante no último ano, em que o valor nocional bloqueado nesses protocolos disparou de US$ 1 bilhão, no início de 2020, para US$ 56 bilhões neste mês.

Na verdade, o mercado até já chamou a atenção de grandes players de Wall Street, como AllianceBerstein, cuja nota de análise afirma que protocolos DeFi “começaram a recriar serviços financeiros, incluindo a tomada/concessão de empréstimos, conversão, derivativos, mercados de previsão e mais”.

Em relação ao novo fundo de Bitwise, a empresa priorizou esse lançamento desde a apresentação do produto Bitwise 10 (BITW) em mercados de balcão (OTC) públicos no fim de dezembro.

“É difícil não perceber e não ficar empolgado ao que está acontecendo no setor DeFi”, disse Matthew Hougan, diretor de investimentos da Bitwise. “Existe uma grande quantia de capital de risco, bem como muita atividade de desenvolvimento entrando para o setor.”

O fundo está lançando uma pequena quantia de ativos “seed”, em que cadastramentos acontecem duas vezes na semana. Inicialmente, os constituintes do fundo irão incluir Uniswap, Aave, Synthetix, Maker, Compound, UMA, Yearn.Finance, 0x e Loopring.

A inclusão do fundo é baseada em inúmeros fatores.

“A grande questão é: ‘isso compete diretamente com um negócio do setor tradicional de indústrias financeiras?’”, disse Hougan.

Também precisa haver evidência do uso real dos criptoativos, bem como o apoio das principais custodiantes e corretoras.

A longo prazo, Hougan não tem 100% de certeza se o produto terá uma rápida adesão, mas ele disse que, no futuro, poderá seguir um caminho parecido ao do BITW e ser negociado em mercados de balcão para instituições e varejistas com interesses parecidos.

“Levou um bom tempo para educarmos nosso público sobre o Bitwise 10”, disse ele. “A capitalização de mercado é uma pequena fração, mas a curva educacional poderá ser mais rápida.”