Gestora americana VanEck lança ETN de bitcoin em plataforma alemã
Nesta quarta-feira (25), a gestora de ativos americana VanEck apresentou uma nota negociada em bolsa (ETN, na sigla em inglês) na plataforma Xetra da Deutsche Börse.
New #Bitcoin ETN: @vaneck_eu extends the offering of crypto-ETNs by a Bitcoin tracker. It is the fourth Bitcoin ETN on Xetra, all of them centrally cleared. A turnover around € 10 m. daily makes Xetra Europe's leading platform for this asset class. https://t.co/nnB3v1NDc2 pic.twitter.com/jVE6s00AUt
— Xetra (@Xetra) November 25, 2020
VanEck é uma dentre as diversas empresas que não tiveram sucesso em lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin nos EUA.
Reguladores mencionaram o risco de manipulação de mercado e a falta de acordos de supervisão entre corretoras como parte de sua hesitação em aprovar esse tipo de produto.
Por meio do novo produto da VanEck, investidores podem obter exposição ao bitcoin sem terem que comprá-lo diretamente, segundo um comunicado de imprensa da gestora. O produto da Vanck, de acordo com a empresa, visa refletir o desempenho do bitcoin. A ETN é fisicamente lastreada em bitcoin.
“A baixa correlação do bitcoin com outras classes de ativos o torna em uma maneira excelente de contribuir com a diversificação de um portfólio”, afirmou Martijn Rozemuller, líder europeu da VanEck.
“Com nossa ‘VanEck Vectors Bitcoin ETN’ [VBTC], oferecemos um produto que permite que investidores se beneficiem com o desempenho do bitcoin.”
VanEck irá firmar uma parceria com a Bank Frick para a gestão da custódia dos bitcoins ligados à ETN, segundo o site ETF Stream. Xetra, o sistema alemão de negociação, listou o VBTC com uma proporção total de despesas de 2%.
Bê-a-bá Cripto: o que é um ETF de bitcoin?