Comprar ou vender?

Gerdau (GGBR4) saiu do ‘fundo do poço’ e está extremamente descontada; é hora de comprar a ação?

03 maio 2024, 13:49 - atualizado em 03 maio 2024, 14:13
gerdau ggbr4
Números da Gerdau no 1T24 sinalizam que o pior ficou para trás, diz analista (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

Os números da Gerdau (GGBR4) no primeiro trimestre de 2024 sinalizam que o “pior ficou para trás”, avalia Ruy Hungria, analista da Empiricus Research. A companhia apresentou crescimento de volume, receita, expansão de margens e melhora no lucro, após uma sequência de quedas nos resultados.

“Isso é bastante animador. Depois de vários trimestres de recuo nos resultados, a gente pode estar vendo um ponto de inflexão”, disse o analista no programa Giro do Mercado desta sexta-feira (3).

Segundo Hungria, a companhia já chegou no “fundo do poço” e deve observar recuperação e crescimento daqui para frente.

O analista Henrique Cavalcante, também da Empiricus, destaca que a operação norte-americana seguiu se destacando, com uma demanda resiliente e rentabilidade robusta, e a brasileira mostrou sinais de recuperação em meio a um cenário competitivo bastante desafiador

Além disso, o controle de despesas foi outro ponto positivo. “Elas caíram tanto na comparação anual (-7%) como na trimestral (-12%), o que contribuiu para impulsionar o lucro operacional da siderúrgica”, afirma.

Um ponto de atenção no resultado, diferente dos últimos, foi a geração de caixa livre, que ficou negativa em R$ 660 milhões. Entretanto, a maior parte dessa queima é derivada de um aumento expressivo do investimento em capital de giro, o que pode ser um sinal de vendas mais fortes nos próximos trimestres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Múltiplos baixos tornam Gerdau mais atrativa

Os analistas da Empiricus ressaltam que as ações da Gerdau estão sendo negociadas múltiplos “muito baixos”, devido ao pessimismo embutido. Isso torna as ações mais atrativas, dizem.

“Negociando a atrativas 4 vezes EV/Ebitda para esse ano (enquanto pares norte-americanos negociam a 8x), com uma carteira de pedidos saudável, gestão qualificada e diversificação geográfica, enxergamos uma boa assimetria nos preços atuais”, afirma Calvalcante.

  • Já sabe onde investir agora que as empresas estão divulgando seus balanços do 1T24? Veja análises completas da Empiricus Research e saiba se você deve comprar, vender ou se manter neutro em cada uma das principais ações da bolsa. Clique aqui para receber os relatórios GRATUITOS. 

“Uma pequena melhora nos resultados deve ser refletida em uma boa resposta nos preços dos papéis”, reitera Hungria.

Apesar da Empiricus ainda enxergar desafios para a companhia nos próximos trimestres no âmbito doméstico, há sinais de recuperação e os resultados seguem fortes nos Estado Unidos, que é mais de 50% do resultado operacional.

A Gerdau segue como recomendação de compra para a casa.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.