Gerdau (GGBR4) aprova suspensão temporária de contratos de São José dos Campos; entenda
A Gerdau decidiu colocar funcionários de São José dos Campos em layoff por cinco meses. A decisão tomará vigor em abril, deixando 50 dos 380 trabalhadores da unidade afastados, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. A decisão da companhia, aprovada em assembleia na quarta-feira (13), foi para evitar a demissão imediata.
Na semana passada, os operários rejeitaram a suspensão temporária dos contratos de trabalho. Em reunião com o sindicato, a Gerdau se comprometeu a garantir os empregos dos cerca de 380 trabalhadores da fábrica durante o layoff. Para quem for afastado, haverá estabilidade por mais três meses, no retorno à fábrica.
A medida se deu pela forte concorrência com a China. Com a demora da decisão do governo federal brasileiro sobre as medidas de exportação do aço, o grupo Gerdau decidiu implementar o afastamento de curto prazo.
- Quais são as melhores recomendações de investimento para março das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.
Visando evitar a onda de demissões para a unidade de São José dos Campos, o sindicato conseguiu um acordo com a companhia para garantir a estabilidade dos trabalhadores entre abril e agosto.
Os metalúrgicos afastados, além do emprego garantido por mais três meses após este período, além de receber o vale-alimentação e a possibilidade de fazer cursos de qualificação.