BusinessTimes

Gerdau: Ativa eleva recomendação do papel de neutra para compra; veja por quê

26 nov 2021, 15:54 - atualizado em 26 nov 2021, 15:54
Gerdau
Gerdau registra menor queda entre ações de commodities (Imagem: Facebook/Gerdau)

Baseada na resiliência do desempenho da Gerdau (GGBR4) nos mercados norte-americano e doméstico, a Ativa Investimentos alterou sua recomendação para compra dos papéis da companhia, com preço-alvo de R$ 36.

No mercado brasileiro, a siderúrgica registrou seu maior ebitda trimestral no terceiro trimestre de 2021, enquanto nos EUA, a companhia segue operando em “plena capacidade”, afirma a corretora.

“O bom trimestre foi coroado com o anúncio de distribuição de forte proventos. Vemos Gerdau negociando com um prêmio inferior à média histórica dos últimos dois anos frente aos pares”, completou a Ativa.

Frente à queda generalizada do Ibovespa (IBOV) desta sexta-feira (26), a Gerdau (GGBR4) registrava a menor retração entre as empresas do setor de mineradoras e siderúrgicas. Ainda assim, seu papel caía 1,94%, cotado a R$ 25,73, por volta das 15h40.

Estratégias da Gerdau

A Ativa destaca que a recuperação da siderúrgica no país veio acompanhada de fortes movimentos de aumento de preços em cadeia nos setores de base. Em aços longos, os setores de construção civil e infraestrutura sustentaram seus recentes resultados.

Com a mudança no cenário nacional, “a estratégia da companhia deve compreender o maior foco na operação americana, sobretudo após a aprovação do pacote de estímulos no país”.

A corretora acredita que pode haver espaço para mais processos de reajustes de preços à medida que a potência da carteira de pedidos da companhia for demandando uma recomposição de estoques acima da capacidade de suprimento vigente.

Possíveis riscos

Segundo a Ativa, o agravamento da questão fiscal nacional pode vir a antecipar ou excluir projetos estruturantes que demandariam produtos do portfólio da companhia. A piora macroeconômica no Brasil também pode afetar ainda mais a taxa de juros de longo prazo, de modo a diminuir o nível de investimentos da economia local.

Além disso, uma piora nos preços internacionais da commodity pode afetar a rentabilidade da operação da Gerdau.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar