Geraldo Alckmin: Quem é o ministro da Indústria e Comércio do Governo Lula?
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Geraldo Alckmin (PSB) como ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior para o próximo governo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22). Alckmin também é vice-presidente e coordenador da transição do presidente eleito.
Outros cinco ministros já haviam sido anunciados: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa).
Ontem, o Congresso aprovou a PEC da Transição, deixando o caminho livre para o presidente eleito Lula para terminar de divulgar os nomes dos seus ministros.
O presidente eleito ainda anunciou que, na próxima semana, nomeará mais 13 novos ministros.
Quem é Geraldo Alckmin?
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é natural de Pindamonhangaba (SP) e tem 70 anos de idade. Ele é médico de formação e político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Antes, ajudou na fundação do PSDB e fez parte do partido por 33 anos.
Alckmin foi vice-governador, deputado federal, deputado estadual, e prefeito e vereador de sua cidade natal.
Ocupou também o cargo de governador de São Paulo quatro vezes, de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, sendo o político que comandou o estado por mais tempo desde a redemocratização do Brasil.
Foi candidato a prefeito da cidade de São Paulo em 2000 e 2008, mas em ambas as eleições ficou em terceiro lugar.
Além disso, tentou a presidência da República duas vezes. Em 2006, foi para o segundo turno, mas perdeu para Lula, e, em 2018, terminou em quarto lugar.
Em 2022, foi eleito vice-presidente de Lula, nomeado coordenador do Governo de transição e ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.