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Geração Z acredita que tem poder de influenciar as marcas e resolver problemas globais

16 abr 2022, 17:02 - atualizado em 16 abr 2022, 17:02
geração z
Estudo identificou que 75% da Geração Z acredita em seu poder de influência e transformação (Imagem: Unsplash/Devin Avery)

A Truth Central, unidade de inteligência global do McCann Worldgroup, divulgou seu estudo “Truth About Generation Z”, que pode ser traduzido para “A Verdade Sobre a Geração Z”.

Segundo o estudo, 75% da geração Z acreditam que conseguem influenciar o comportamento das marcas e que estão preparados para resolver grandes problemas globais.

No Brasil, 81% dos brasileiros desta geração acreditam carregar a responsabilidade de contribuir positivamente à comunidade em que vivem.

“Podemos perceber que, a cada dia, a conectividade desta era proporciona que a Geração Z se encontre e se una para lutar por seus objetivos, mas essa luta não está ligada diretamente a rebeliões ou revoltas, mas sim a um instinto de sobrevivência coletivo”, afirma Renata Bokel, COO & CSO da WMcCann.

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O poder de influência da Geração Z

A geração Z, ou Gen Z, é composta pelos nascidos a partir de 1995 até, aproximadamente, 2010.

O estudo da Truth Central analisou 2.500 jovens de 18 a 24 anos em 26 países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e China, relacionando as descobertas com as percepções da comunidade antropológica Gen Z, do McCann Worldgroup Truth Central.

Bokel explica que o levantamento mostrou algo inédito, pois, apesar de os jovens comumente estarem à frente de movimentos de justiça social, o fato de uma geração ter as ferramentas para direcionar suas ações pensando no coletivo é algo “novo”.

“A exemplo disso, um dado mostra que 69% dos jovens no mundo estão dispostos a pagar mais por um produto se soubessem que a marca oferece suporte a uma questão alinhada a seus interesses. No Brasil, o número salta para 71%”, completa.

Percepções da Gen Z levantadas pelo estudo

O estudo também levantou percepções desta geração que impactam diretamente na influência sobre as marcas e transformações do mundo, sendo elas:

  • Medo de estagnação: A maioria da Geração Z (53%) concorda que “a sociedade permanecer a mesma como é atualmente” é mais assustador do que “a sociedade mudando drasticamente no futuro”;
  • Geração dividida na cultura do cancelamento: segundo o estudo, 51% dos entrevistados concordam que “a cultura do cancelamento foi longe demais” contra 49% concordando que “mais pessoas precisam ser responsabilizadas”;
  • Membros da Geração Z não querem seguir sozinhos: 4% sentem que os problemas de hoje podem ser grandes demais para a Geração Z resolver por conta própria – abrindo uma janela para a colaboração intergeracional para enfrentar os desafios mais cruciais da sociedade.

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