Geração de valor do Ideas for Milk com universidades e startups avança em 2019
O saldo do conhecimento e inovações do setor leiteiro teve um balanço positivo em 2019, especialmente pela capilaridade de projetos que a Embrapa conseguiu arrancar Brasil afora dentro do programa Ideas for Milk. O destaque é que essa base de geração de valor ao setor veio saindo das universidades e de jovens empreendedores.
Paulo Martins, chefe da Embrapa Gado de Leite, entusiasta de primeira hora, chamou de “uma epopeia, ou três numa só”: Caravana 4.0, Vacathon e Desafio de Startups.
A primeira delas reuniu um grupo de pesquisadores voluntários dessa unidade de Juiz de Fora, que percorreu, em 64 dias, os principais eventos de agronegócio, nos quais havia presença do setor leiteiro. Da Expointer, no Rio Grande do Sul a Campos Party, de Goiás, foram 52 eventos visitados, levando informações tanto geradas pela Embrapa quanto pelo Ideas for Milk.
Em paralelo, completa Martins, 35 universidades foram visitadas com a Embrapa motivando os jovens a criarem soluções inovadoras “para o setor que deve faturar R$ 86 bilhões em 2019”.
A Vacathon também privilegiou as universidades, só que reunidas em Juiz de Fora. Foram à cidade mineira 25 escolas que, em 120 horas, suas equipes foram desafiados a criarem soluções para o setor leiteiro brasileiro.
“A importância destacada foi a presença de 23 empresas e dirigentes de multinacionais presentes”, informa o pesquisador.
E no agora em novembro, o Desafio de Startups, no Cubo-Itaú, em São Paulo, onde mais de 150 empresas e instituições, de onde saíram oito startups vencedores em 58 que se apresentaram para a edição 2019.
“Tudo isso é o Ideas For Milk, reconhecido pelo Silicon Valley Forum como uma das dez melhores inovações agritech do mundo”, enaltece Paulo Martins, alinhando outros reconhecimentos nacionais e internacionais, como da Bolsa de Mercadorias de Rosário (Argentina) e da Campus Party