Comércio

Geração de vagas formais no atacado paulista cresce em outubro

19 dez 2018, 16:04 - atualizado em 19 dez 2018, 16:04

De acordo com dados da Pesquisa de Emprego no Comércio Atacadista do Estado de São Paulo (PESP Atacado), elaborada todo mês pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a geração de vagas formais cresceu pelo quarto mês consecutivo, terminando outubro com 1.226 novos postos de trabalho. O saldo registrado é 70% maior que o apresentado em setembro.

Foram 16.245 admissões contra 15.019 desligamentos. No total, outubro registrou 506.382 empregos com carteira assinada, 1,5% a mais em relação ao mesmo período de 2017. O acumulado dos dez primeiros meses do ano também apresentou saldo positivo, de 8.232 vínculos celetistas. Nos últimos 12 meses, 7.360 vagas formais foram abertas no estado.

A pesquisa se baseou em dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), além das informações declaradas pelas empresas do setor. Foram avaliadas 16 regiões em dez ramos de atividades.

Segmentos

Energia e combustíveis foi o único entre os dez segmentos que terminou outubro no negativo, com -1 vínculo. Máquinas de uso comercial e industrial, com 388 vínculos, e papel, resíduos, sucatas e metais, com 196 vínculos, foram os segmentos com maior número de vagas abertas no mês.

No acumulado dos últimos 12 meses, as atividades de máquinas de uso comercial e industrial também apresentaram o maior número de vagas abertas. Foram 1.997 cargos, um aumento de 3,9% no número de pessoas empregadas frente a outubro de 2017. Produtos farmacêuticos e higiene pessoal, com alta de 3,2%, e papel, resíduos, sucatas e metais, com 3%, vêm em seguida. O segmento vestuário, tecidos e calçados, por outro lado, sofreu queda, assim como os materiais de construção, madeira e ferramentas, que apresentaram percentuais de, respectivamente, -0,9% e -0,3%.

Segundo a FecomercioSP, o aumento de empregos no atacado vem em decorrência da aceleração econômica do país, além do investimento em mão de obra. Ainda assim, recomenda-se tomar cuidado com projeções de vendas e nos índices de endividamento e inadimplência.

Cidade de São Paulo

O atacado criou 430 vagas celetistas durante o mês de outubro na capital paulista. Alimentos e bebidas, com 137 funções, e produtos farmacêuticos e higiene pessoal, com 73, foram as atividades com maior abertura de empregos. O segmento de materiais de construção, madeira e ferramentou, no entanto, encerrou outubro com -2 vínculos. No total, o estoque ativo do comércio atacadista paulistano registrou 209.285 trabalhadores formais, também 1,5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado parcial de 2018, foram geradas 2.951 vagas, sendo os segmentos mais representativos os de produtos farmacêuticos e higiene pessoal, com 903 vagas abertas, e de papel, resíduos, sucatas e metais, com 499. Quanto ao acumulado dos últimos 12 meses, 1.626 funções foram criadas, tendo produtos farmacêuticos e higiene pessoal como segmento de destaque.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.