Economia

Georgieva, do FMI, se diz “muito confiante” em aterrissagem suave da economia global e prevê cortes de juros

12 fev 2024, 12:48 - atualizado em 12 fev 2024, 12:48
fmi juros
“Espero ver em meados do ano as taxas de juro caminhando na direção que a inflação tem seguido neste último ano”, diz diretora do FMI. (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está “muito confiante” de que a economia global verá uma aterrissagem suave, disse a sua diretora-gerente, Kristalina Georgieva, nesta segunda-feira, acrescentando que as taxas de juro começarão a cair em meados do ano.

“Estamos muito confiantes de que a economia mundial agora está preparada para esta aterrissagem suave com que temos sonhado”, depois de alguns dos aumentos mais acentuados das taxas de juro em décadas, disse Georgieva no World Governments Summit Dubai.

Sobre a perspectiva de redução das taxas de juro nas principais economias, como os Estados Unidos, ela acrescentou: “Espero ver em meados do ano as taxas de juro caminhando na direção que a inflação tem seguido neste último ano.”

Ela disse que uma guerra prolongada entre Israel e o Hamas teria impacto nas economias globais. “O que eu mais temo é a longa duração do conflito porque (se) ele continuar, o risco de repercussões aumenta”, disse a chefe do FMI.

“Neste momento vemos um risco de repercussão no Canal de Suez”, disse ela, referindo-se aos recentes ataques a navios no Mar Vermelho. “Mas se houver outras consequências não intencionais em termos do rumo dos combates, então eles podem se tornar muito mais problemáticos para o mundo como um todo.”