Georgieva, do FMI, diz ter garantido a presidente ucraniano rápida resposta a pedido de financiamento
A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nesta sexta-feira, assegurando-lhe uma “resposta rápida” ao pedido de financiamento de emergência à Ucrânia.
“Acabei de falar com o presidente @ZelenskyyUa e expressei minha alta consideração por sua coragem e liderança”, disse Georgieva, diretora-gerente do Fundo, em postagem no Twitter.
“O FMI está comprometido em apoiar a #Ucrânia e seu povo. Assegurei a @ZelenskyyUa uma resposta rápida ao pedido da Ucrânia de assistência financeira de emergência do FMI”, disse ela.
Just spoke w/ President @ZelenskyyUA and expressed my high regard for his fortitude & leadership.
The IMF is committed to supporting #Ukraine and its people. 🇺🇦 I assured @ZelenskyyUA of swift response to Ukraine's request for IMF emergency financial assistance.
— Kristalina Georgieva (@KGeorgieva) March 4, 2022
Zelenskiy respondeu no Twitter e disse estar grato pela ajuda urgente já fornecida pelo FMI. Ele também pediu ao credor global que ajude a reconstruir seu país após a guerra.
“O FMI deve assumir a liderança no financiamento da recuperação após o fim da agressão da Rússia. #PareARussia”, escreveu ele.
A Ucrânia acessou quase o total –com a exceção de 80 milhões de dólares– dos 2,7 bilhões de dólares em novas reservas de emergência do Fundo Monetário Internacional que recebeu em agosto, mostram dados do FMI, e especialistas dizem que o país provavelmente precisará de um alívio urgente da dívida neste ano.
O FMI e o Banco Mundial estão correndo para aumentar o financiamento e o apoio de suas políticas à Ucrânia. A diretoria do FMI provavelmente considerará o pedido de financiamento de emergência de Kiev por meio do Instrumento de Financiamento Rápido já na próxima semana.
O FMI disse que a Ucrânia poderia acessar 2,2 bilhões de dólares adicionais antes do final de junho sob um acordo “stand-by” com o credor global.
(Atualizada às 15:29)