Comprar ou vender?

Genial: Small caps, blue chips e dividendos, o que comprar em outubro?

02 out 2018, 13:34 - atualizado em 02 out 2018, 13:34

A Genial Investimentos publicou nesta semana as suas carteiras recomendadas com alternativas no Ibovespa, em small caps e dividendos para o mês de outubro. O analista Filipe Villegas ressalta que o mês passado voltou a ter maior movimentação nas duas últimas semanas com a temporada de divulgação de balanços do 2° trimestre.

“Setembro foi movimentado para o Ibovespa. A divulgação de pesquisas de intenção de voto deixou o mercado ora
animado, ora preocupado com a possibilidade de um candidato contra as reformas econômicas consideradas necessárias seja eleito. Mas o movimento geral foi de alta, com a bolsa iniciando o mês no patamar dos 77 mil pontos e encerrando nos 80 mil após altos e baixos. O crescimento acelerado de Jair Bolsonaro depois da facada parece ter renovado o ânimo dos investidores, o que favoreceu o desempenho positivo do índice nos últimos dias do mês”, explica.

Ibovespa 10+

O portfólio apresentou uma alta de 0,01% no mês de julho, contra 3,48% do Ibovespa. Já em 2018, o portfólio apresenta rentabilidade positiva de 4,02% contra 3,86% do índice. Em relação ao mês de julho, saíram as ações da Fibria (FIBR3), Viavarejo (VVAR11), Tim Participações (TIMP3), B3 (B3SA3), Vale (VALE3), Iguatemi (IGTA3) e Weg (WEGE3). A inclusão foi das ações da Marcopolo (POMO4), Lojas Americanas (LAME4), Suzano (SUZB3), Petrobras (PETR4), Aliansce (ALSC3), Usiminas (USIM5) e Itaúsa (ITSA4).

Um dos novos papeis recomendados para a carteira de outubro é o da Suzano. A produtora de papel e celulose anunciou neste mês ter precificado uma captação de US$ 1 bilhão em bônus no mercado internacional, como parte dos esforços para pagar a aquisição da Fibria (FIBR3). As notas possuem vencimento em 2029 e embutem rentabilidade de 6,125% ao ano e cupom de 6% ao investidor, que serão devidos e pagos a cada seis meses.

A Petrobras também passou a integrar a carteira. Na última quinta-feira (27/09), a companhia anunciou ter fechado acordos para acabar com investigações relacionadas à Lava Jato com o Departamento de Justiça (DOJ) e a Securities & Exchange Comission (SEC) nos Estados Unidos. Após a forte alta das ações naquele pregão, a petroleira
superou a Ambev (ABEV3) e tornou-se a maior empresa brasileira listada em bolsa. Seu valor de mercado atingiu cerca de R$ 306 bilhões.

Small Caps 8+

A carteira Small Caps 8+ apresentou uma baixa de 2,67%, enquanto no mesmo período, o índice Small (SMLL) obteve um desempenho negativo de 1,96%. No ano de 2018 a carteira apresenta rentabilidade negativa de -4,79% contra uma baixa de -10,24% do índice. Em relação ao mês de setembro, saíram as ações da Totvs (TOTS3), Tupy (TUPY3) e Randon (RAPT4). A inclusão é composta por ações da Marcopolo (POMO4), Qualicorp (QUAL3) e Iochpe-Maxion (MYPK3).

Micro Caps 5+

Em relação ao mês de setembro, as ações permaneceram iguais.

Dividendos 5+

A carteira Dividendos 5+ apresentou uma alta de 3,27% no mês de setembro, contra 0,17% do Índice Dividendos (IDIV). No ano de 2018 a carteira sobe 9,5% contra uma baixa de 3,64%, no mesmo período, do IDIV. Em relação ao mês de julho, saíram as ações da SLC Agrícola (SLCE3) e Banrisul (BRSR6). A carteira inclui ações da Wiz Seguros (WIZS3) e Tegma (TGMA3).