Carteira Recomendada

Genial: Small caps, blue chips e dividendos, o que comprar em agosto?

03 ago 2018, 6:45 - atualizado em 03 ago 2018, 1:22

A Genial Investimentos publicou nesta semana as suas carteiras recomendadas com alternativas no Ibovespa, em small caps e dividendos para o mês de agosto. O analista Filipe Villegas ressalta que o mês passado voltou a ter maior movimentação nas duas últimas semanas com a temporada de divulgação de balanços do 2° trimestre.

“No cenário interno, continuaram as preocupações com a corrida eleitoral. A notícia de que o centrão apoiará Alckmin nas eleições impactou positivamente o humor dos investidores. A votação da cessão onerosa da Petrobras e o fechamento de acordo entre a Boeing e a Embraer também tiveram influência na Bolsa. Já no cenário externo, o vai e vem das ameaças entre o comércio de Estados Unidos e China foi um dos acontecimentos que chamou a atenção do mercado”, explica.

Ibovespa 10+

O portfólio apresentou uma alta de 7,11% no mês de julho, contra 8,88% do Ibovespa. Já em 2018, o portfólio apresenta rentabilidade positiva de 7,97% contra 3,69% do índice. Em relação ao mês de julho, saíram as ações da Energias BR (ENBR3), Tupy (TUPY3), Copasa (CSMG3), Cemig (CMIG4) e Vale (VALE3). Com Inclusão das ações da Fibria (FIBR3), Via Varejo (VVAR11), Tim (TIMP3), Weg (WEGE3) e Iguatemi (IGTA3).

A Via Varejo passou a fazer parte da Ibovespa 10+ e da Carteira Ibovespa 5+. Villegas destaca que a varejista divulgou os resultados do 2º trimestre, surpreendendo com um crescimento de margem Ebitda de 1% em relação ao mesmo período de 2017.

“Segundo nossos analistas, o aumento é por conta da grande redução nas provisões para devedores duvidosos, contingências trabalhistas e despesas com pessoal. No entanto, a Via Varejo ainda está atrás de seu principal concorrente, a Magazine Luiza, em seu processo de integração – além de enfrentar forte concorrência de players online, como o Mercado Livre e a B2W”, explica.

Small Caps 8+

A carteira Small Caps 8+ apresentou uma alta de 8,07%, enquanto no mesmo período, o índice Small (SMLL) obteve um desempenho positivo de 5,09%. No ano de 2018 a carteira apresenta rentabilidade negativa de -0,18% contra uma baixa de -4,38% do índice. Em relação ao mês de julho, saíram as ações da Estácio (ESTC3) e Alupar (ALUP11). Com Inclusão das ações da Qualicorp (QUAL3) e Ser Educacional (SEER3).

Micro Caps 5+

A carteira Micro Caps 5+ apresentou uma alta de 8,17% no mês, já o índice Small (SMLL) obteve um desempenho positivo de 5,09%. No ano de 2018 a carteira tem rentabilidade positiva de 2,13% contra uma baixa de -4,38% do SMLL. Em relação ao mês de julho, saíram as ações da Brasil Agro (AGRO3) e CSU Cardsystem (CARD3). Com Inclusão das ações da Anima (ANIM3) e Schulz (SHUL4).

Dividendos 5+

A carteira Dividendos 5+ apresentou uma alta de 5,97% no mês de julho, contra 7,27% do Índice Dividendos (IDIV). No ano de 2018 a carteira sobe 5,36% contra uma baixa de -0,11%, no mesmo período, do IDIV. Em relação ao mês de julho, saíram as ações da ABC Brasil (ABCB4), Tupy (TUPY3), BB Seguridade (BBSE3), Metal Leve (LEVE3) e AES Tiete (TIET11). Com Inclusão das ações da Banrisul (BRSR6), Porto Seguro (PSSA3), Itaú Unibanco (ITUB4), IRB Brasil (IRBR3) e Cemig (CMIG4).

Sobre a Porto Seguro, o analista lembra que o resultado do 2° trimestre mostrou um lucro líquido de R$ 331,1 milhões no critério com business combination – que leva em conta o valor de todo o intangível de parceria com o Itaú Unibanco –, uma alta de 41,3% em relação ao mesmo período de 2017.

“Nossos analistas atualizaram a recomendação para a seguradora de neutra para compra. Eles destacam que a Porto está em uma nova fase de lucratividade crescente, que deve levar o ROE, que mede a rentabilidade, para 20% nos próximos dois anos. Em 2016, a porcentagem era 15%”, diz.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar