AgroTimes

Geller, de concorrente de Fávaro a um passo da Conab ou (não se descarta) da Secretaria Executiva do Mapa

29 dez 2022, 14:14 - atualizado em 29 dez 2022, 14:16
Neri Geller
Nery Geller, Conab ou Secretaria Executiva do Mapa (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Sacramentada a escolha de Carlos Fávaro para o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), seu concorrente mais direto, até 30 dias atrás, pode ficar com a Secretária Executiva da pasta ou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), como vem sendo vazado há três dias.

O ministro a partir de domingo, dia da posse, deverá anunciar ainda nesta sexta o primeiro escalão do ministério e o nome de Neri Geller poderá estar entre esses dois postos, ambos de boa visibilidade. No caso da Conab, especialmente se o novo governo turbinar as ações da autarquia, que foi esvaziada com o fim dos leilões regulatórios.

A informação transmitida ao Money Times por um integrante da equipe de transição e companheiro de Fávaro e Geller no apoio ao presidente eleito Lula, desde a campanha para o 1º turno. E seria um ato de reconhecimento e também de apoio de Lula à ex-presidente Dilma Rousseff, que chegou a patrocinar a sua indicação ao Mapa.

Geller foi um dos ex-ministros de Dilma no mesmo prédio da Esplanada de Brasília.

Gaúcho, produtor agropecuário, radicado no Mato Grosso, ele foi deputado federal pelo PP, até ser cassado por abuso de poder econômico pelo TSE, não podendo, inclusive, concorrer ao Senado este ano, como pretendia.