Geladeira mais barata? Entenda a medida de Lula que pode baixar preços de eletrodomésticos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer a reedição do programa de incentivos às compras de eletrodomésticos de linha branca. Ontem, deixou em aberto a possibilidade de o governo baratear o preço de eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar.
Lula encarregou o vice-presidente e ministro da indústria, Geraldo Alckmin, de estudar a possibilidade de reedição da medida, que já foi adotada no segundo mandato do presidente.
“Até falei para o Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa”, disse o presidente.
- As ações do Assaí (ASAI3) já caíram -31% no ano: A atacadista vai conseguir ‘dar a volta por cima’ no 2º semestre? Veja a recomendação para a ação no Giro do Mercado de hoje (13). Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Eletrodomésticos linha branca
Confira os principais eletrodomésticos da linha branca que podem ser incluídos em eventual programa de incentivo:
- Geladeira;
- Fogão,
- Micro-ondas;
- Refrigerador;
- Ar-condicionado;
- Forno elétrico;
- Cafeteira;
- Torradeira;
- Aparelho purificador de água;
- Máquina de lavar roupas;
- Secadora de roupas
- Tanquinho;
- Máquina de lavar louça;
- Adegas/frigobar.
Como incentivo funcionou
Em 2009, Lula reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre quatro itens da categoria: geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e tanquinhos.
Com isso, durante o período de três meses, funcionou da seguinte forma:
- Imposto sobre geladeiras caiu de 15% para 5%;
- Imposto sobre fogões caiu de 5% para zero;
- Imposto para máquinas de lavar roupas caiu de 20% para 10%;
- Imposto para tanquinhos caiu de 10% para zero.
Ainda não há informações concretas sobre como funcionaria uma reedição do programa.
Os itens de linha branca costumam ter um alto valor agregado devido a matéria-prima, tecnologia e vida útil dos eletrodomésticos. Dessa maneira, a troca dos produtos não é frequente.
“As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha está batendo, não está gelando a cerveja bem e está gastando muita energia, você tem que trocar. E se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, defendeu Lula em evento no Palácio do Planalto.