BusinessTimes

Geely e Volvo planejam fusão e listagem em Hong Kong

11 fev 2020, 13:09 - atualizado em 11 fev 2020, 13:09
Ainda não está claro o quanto a implementação dos ativos da Volvo aumentará o valor da Geely (Imagem: Pixabay)

A Geely Automobile e sua empresa irmã Volvo Cars estão planejando uma fusão e abertura de capital em Hong Kong e, possivelmente, em Estocolmo, dois anos depois que a Volvo desistiu de listar ações.

A estratégia de fusão ocorre em um momento em que montadoras ao redor do mundo buscam alianças para responder melhor ao custo da transição para carros elétricos e direção autônoma, além de regras mais rígidas contra emissão de poluentes.

A Zhejiang Geely Holding Group, controladora da Geely Automobile, comprou a Volvo Cars da Ford Motor em 2010.

Juntamente com a marca premium de veículos elétricos Polestar e a nova marca de energia Geely Geometry, a nova empresa terá cinco marcas, com produtos que variam de sedãs acessíveis a carros esportivos de luxo, marcando o surgimento da primeira montadora global da China, disseram analistas.

“Estrategicamente, o acordo parece – depois de anos de negociações – o primeiro passo do presidente Li Shufu para consolidar seu império automotivo e pagar parte da dívida que havia se acumulado”, disseram analistas da Bernstein em nota.

Ainda não está claro o quanto a implementação dos ativos da Volvo aumentará o valor da Geely, uma empresa de 16 bilhões de dólares listada em Hong Kong. As vendas da Geely começaram a aumentar a partir de 2015, quando seus produtos começaram a incorporar a tecnologia Volvo.

A Geely Automobile vendeu 1,36 milhão de carros em 2019 e pretende vender 1,4 milhão este ano. A Volvo vendeu pouco mais de 700 mil veículos no ano passado.

Volvo Cars e Geely criarão um grupo de trabalho conjunto para preparar uma proposta para seus respectivos conselhos de administração, disseram as empresas em comunicado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar