Geada não perdoa e produção de açúcar cai 11,8% no centro-sul, informa Unica
A produção de açúcar do centro-sul do Brasil caiu 11,81% na segunda quinzena de julho, para 3 milhões de toneladas, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), apontando ainda efeitos das geadas para os canaviais em julho.
A entidade que representa as usinas da principal região produtora do Brasil reportou uma queda na produção de açúcar superior à da moagem de cana, que recuou 8,16% na mesma comparação, para 46,7 milhões de toneladas.
Já a produção de etanol do centro-sul do brasil teve redução de 5,75% no período, para 2,28 bilhões de litros, em momento em que as usinas reduziram o “mix” de cana para açúcar para 46,43%, ante 47,93% no mesmo período do ano passado.
A Unica destacou que tanto a produtividade do canavial quanto a qualidade da matéria-prima cultivada sofreram com as geadas.
Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a necessidade de colher as áreas atingidas pela geada exigiu alterações significativas no cronograma de colheita em várias unidades produtoras, com impacto estimado na produtividade de julho superior a 5 toneladas por hectares.
“Nas próximas quinzenas teremos evidências mais claras sobre o impacto da geada na lavoura a ser colhida”, acrescentou Padua.