Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

GE desaba na bolsa após denunciante de esquema de pirâmide de Madoff acusar empresa de fraude

Reuters - 15/08/2019 - 18:54
No levantamento, Markopolos acusa a GE de esconder 38 bilhões de dólares em perdas potenciais (Imagem: REUTERS/Alwyn Scott)

As ações da General Electric despencaram mais de 11% nesta quinta-feira, após o investigador de fraudes Harry Markopolos, que denunciou o esquema de pirâmide de Bernard Madoff, disse que o conglomerado industrial está escondendo profundos problemas financeiros, algo que foi rapidamente rejeitado pelo novo presidente-executivo da companhia.

O presidente-executivo da GE, Larry Culp, afirmou que o relatório de 175 páginas de Markopolos tem erros factuais e constitui “manipulação de mercado, pura e simples”, porque Markopolos lucrou com uma posição de venda a descoberto vinculada à divulgação do documento.

As vendas a descoberto, ou apostas de que o preço de uma ação vai cair, subiram 17% no caso da GE no mês passado, disse Matthew Unterman, diretor na S3 Partners, uma companhia de análise financeira em Nova York.

No levantamento, Markopolos acusa a GE de esconder 38 bilhões de dólares em perdas potenciais e afirma que as posições decaixa e de dívida da empresa são muito piores do que as divulgadas pelo grupo.

“A relação de dívida total da GE é de 17 para 1, não de 3 para 1, o que vai prejudicar sua situação de crédito”, disse Markopolos.

O documento também afirma que a GE é insolvente e sustenta que suas unidades industriais têm um déficit de capital de giro de 20 bilhões de dólares.

“Ele está divulgando seletivamente processos regulatórios largamente divulgados e investigações rigorosas sem o benefício de qualquer acesso aos livros e registros da GE“, disse Leslie Seidmanm, membro do conselho da GE e presidente da comissão de auditoria, referindo-se a Markopolos.

O relatório ecoa afirmações de alguns do analistas mais céticos de Wall Street, que há muito tempo dispararam alarmes sobre o baixo fluxo de caixa da GE, frequentes mudanças e baixas contábeis, o que descrevem como balanços financeiros opacos.

Culp, primeiro executivo de fora da GE a assumir o comando da companhia, não tem feito segredo sobre os problemas da empresa. Ele assumiu o comando do grupo em outubro.

Os negócios industriais viram uma saída de 2,2 bilhões de dólares de caixa até agora neste ano e Culp afirmou no mês passado que aGE poderá incorrer em custos de caixa de 1,4 bilhão de dólares neste ano devido à suspensão dos voos do Boeing 737 MAX. A GEproduz as turbinas do avião por meio de uma joint venture com a francesa Safran.

O relatório afirma que a GE enfrenta 38 bilhões de dólares em despesas futuras não divulgadas anteriormente. “Os 38 bilhões dedólares em fraude contábil da GE são equivalentes a mais de 40% do valor de mercado da empresa, o que torna isso muito mais sério que as fraudes da Enron e da WorldCom”, diz o documento.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Em comunicado, a GE afirmou: “Continuamos focados em tocar nossos negócios … não vamos nos distrair por este tipo de especulação sem mérito e enganosa.”

A GE afirmou que “garante seus números financeiros” e que opera “no mais alto nível de integridade na divulgação de seus dados financeiros.

A companhia também afirmou que Markopolos é conhecido por trabalhar para fundos de hedge anônomos que tipicamente se beneficiam de posições a descoberto em ações de empresas.

Falando à CNBC nesta quinta-feira, Markopolos afirmou que vai receber um percentual de qualquer lucro gerado pelo relatório. Ele nãodeu detalhes sobre a compensação ou indicou o nome do fundo envolvido, descrito por ele como “um fundo de hedge de médio porte dos Estados Unidos”.

Nos últimos dois anos, a GE anunciou mais de 40 bilhões de dólares em baixas e encargos contábeis. A companhia também afirmou que sua contabilidade está sendo investigada pela SEC e pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Markopolos é mais conhecido por ter alertado reguladores no início dos anos 2000 sobre sinais de que a gestora de recursos deMadoff era um esquema de pirâmide financeira. Madoff foi preso em 2008 e condenado a 150 anos de cadeia.

John Hempton, co-fundador do fundo de hedge australiano Bronte Capital, publicou num post nesta quinta-feira que a margem de lucro média da GE nos últimos anos, de 14,7%, está em linha com retornos de seus pares industriais e não “boa demais para ser verdade” como Markopolos alega.

Última atualização por Renan Dantas - 15/08/2019 - 18:54