BusinessTimes

Gazprom anuncia redução de entregas de gás natural a Alemanha pelo 2º dia seguido

15 jun 2022, 14:22 - atualizado em 15 jun 2022, 14:22
canos e válvulas de gás na Ucrânia
O Nord Stream I, um dos principais gasodutos que ligam Rússia e Alemanha, terá seu fornecimento reduzido na quinta-feira em 60% (Imagem: REUTERS/Gleb Garanich)

A Gazprom, companhia estatal de energia da Rússia, anunciou nesta quarta-feira, 15, uma redução nos fluxos de gás natural por meio do Nord Stream I pelo segundo dia seguido, criando mais turbulência em meio ao processo de redução da dependência europeia em relação à produção energética russa.

O Nord Stream I, um dos principais gasodutos que ligam Rússia e Alemanha, terá seu fornecimento reduzido na quinta-feira em 60%.

A queda nas exportações de gás, usado para abastecer a indústria e gerar eletricidade, chegaria a cerca de 16 bilhões de metros cúbicos até o final do ano, ou cerca de 10% do total de importações de energia russa da União Europeia (UE), segundo Simone Tagliapietra, especialista em política energética da think tank Bruegel.

O novo corte veio um dia depois que a Gazprom disse que reduziria os fluxos em 40%, depois que as sanções canadenses por causa da guerra na Ucrânia impediram a parceira alemã Siemens Energy de entregar equipamentos revisados. A empresa culpou o mesmo problema para a redução anunciada hoje.

Segundo o vice-chanceler da Alemanha, a ação é uma estratégia para “perturbar as pessoas e elevar os preços”, segundo afirmou em comunicado.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar