Vacinas

Gavi saúda decisão de Biden sobre patente de vacina e pede que fabricantes transfiram know-how

06 maio 2021, 12:03 - atualizado em 06 maio 2021, 12:03
Vacinas
O grupo sediado em Genebra, que colidera o programa de compartilhamento de vacinas Covax com a Organização Mundial da Saúde (OMS), enfrenta grandes limitações de suprimento desde que a Índia suspendeu as exportações (Imagem: REUTERS/Pedro Nunes)

A aliança de vacinas Gavi louvou nesta quinta-feira o apoio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à dispensa dos direitos de propriedade intelectual de vacinas contra Covid-19, e também pediu que Washington ajude fabricantes a transferirem know-how para aumentar a produção global.

O grupo sediado em Genebra, que colidera o programa de compartilhamento de vacinas Covax com a Organização Mundial da Saúde (OMS), enfrenta grandes limitações de suprimento desde que a Índia suspendeu as exportações de vacina devido à sua enorme epidemia de Covid-19.

“Reconhecemos também o significado do compromisso do governo (Biden) de trabalhar para aumentar a produção de matéria-prima, o que terá um impacto imediato aliviando as limitações de suprimento globais atuais”, disse o grupo à Reuters em um comunicado.

“O Gavi pede agora que, no interesse do acesso global igualitário, os EUA incentivem os fabricantes a transferirem não somente PI (propriedade intelectual), mas know-how na tentativa de aumentar urgentemente a produção global.”

A vacina da AstraZeneca, fabricada pelo Instituto Serum da Índia, é o principal imunizante do Covax por ora. A entidade já disponibilizou 53 milhões de vacinas contra Covid-19 a 121 países e jurisdições, e almeja ter 2 bilhões de doses disponíveis até o final de 2021, metade das quais irá para países de renda mais baixa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar