E-commerce

Gasto do brasileiro em compras online supera média mundial, aponta Picodi

26 mar 2019, 17:42 - atualizado em 26 mar 2019, 17:42
Levantamento também mostrou que apenas 20% das transações são feitas via smartphone (Arquivo/Agência Brasil)

Comprar online é mais complexo do que se pode imaginar. Para os varejistas do setor, existem alguns desafios aos quais devem ser prestados uma atenção maior, como: quanto é gasto em média com compras online? Qual é o perfil do consumidor? Que tipo de dispositivo é mais usado para efetuar as transações? Pensando nisso, a plataforma Picodi dedicou um estudo com dados do último ano para tentar responder a essas e outras perguntas sobre o assunto.

Tenha o MELHOR E MAIS EXPERIENTE TRADER DO BRASIL como o SEU ASSESSOR [CLIQUE AQUI]

Entrevista com Apex Capital: fundamentalista, verdadeira e transparente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Computador ou smartphone?

Segundo o levantamento, apenas 20% das transações são feitas pelo aparelho celular, o que mostra que o consumidor online ainda prefere comprar usando o computador.

Ainda foi possível verificar que os gastos dos brasileiros que usam o smartphone para realizar compras é menor, tendo o valor médio de R$ 94, enquanto em computadores e tablets os preços são de, respectivamente, R$ 456 e R$ 248.

Perfil

A Picodi chegou à conclusão de que as mulheres brasileiras gastam mais do que em homens, embora a diferença não seja tão acentuada – 58% contra 42%.

Em termos de idade, as pessoas entre 25 e 34 anos são consumidores mais ativos, representando quase metade – 48% – da parcela total. Os jovens de 18 a 24 anos vêm logo em seguida, atuando em 25%.

Períodos de pico

A pesquisa revelou que o mês de janeiro é o período com o maior valor médio do ano, de R$ 480, seguido por março, de R$ 437, e fevereiro, de R$ 372.

Em novembro, apesar do valor pedido ser menor, é o mês com o maior número de transações, justamente por ser a época em que ocorre a Black Friday e a Cyber Monday.

Os dias da semana que mais movimentam o mercado online são sexta e segunda-feira. Aos sabádos e terças, por outro lado, a atividade é menor.

Dentre os itens mais comprados em lojas online estão roupas, calçados, produtos de lojas chinesas, cosméticos e perfumaria e delivery de comida.

Brasil e o mundo

Analisando 35 países e seus respectivos valores médios em compras online, a Picodi chegou à conclusão de que o Brasil, com apenas 20% de uso de smartphones para fazer as transações e valor médio de US$ 99, está acima da média mundial, de US$ 79.

Peru, Nigéria e Tailândia lideram o ranking. 76% das compras realizadas no primeiro país a um valor médio de US$ 41 vêm de smartphones. No segundo e terceiro país, o uso de smartphones representa, respectivamente, 62% e 56% das transações. Os valores médios são de US$ 43 e US$ 46.