Gasolina sobe 3,4% nos postos na 2ª semana de março, diz ValeCard; etanol também avança
O preço médio da gasolina subiu 3,4% entre 6 e 12 de março ante a semana anterior, a 5,769 reais por litro, após o retorno de tributos federais sobre combustíveis, apontou nesta segunda-feira levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
“Mesmo após o aumento de mais de cinco por cento no litro da gasolina na primeira semana de março, o varejo seguiu subindo os preços na segunda semana do mês, levando-os para patamares acima do esperado pelo mercado após o retorno dos impostos federais sobre os combustíveis”, diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O levantamento foi feito com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.
O governo federal voltou a cobrar PIS/Cofins sobre a gasolina em 1º de março, o que aumentou o preço do combustível em 0,47 reais por litro, pontuou a Valecard.
Já o etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, teve uma alta de 1,1% na segunda semana do mês a 4,038 reais por litro. No entanto, a Rodrigues apontou que é possível que seja observado um recuo na próxima semana.
Ele apontou que as usinas produtoras em São Paulo reduziram o preço em 2,22% entre 06 e 10 de março, citando dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq.
Já o óleo diesel S-10 teve um recuo de 0,09% nas bombas, a 6,261 reais por litro no mesmo período.