Gasolina e álcool mais caros? Conheça os carros elétricos mais econômicos do Brasil
Mais cedo no mês, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou uma lista com as médias de consumo de 747 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves disponíveis no mercado.
O ranking compõe o já tradicional PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) e pode ajudar o motorista a escolher um veículo, especialmente, se o critério utilizado para a compra for a economia de combustíveis. O PBEV considera o pior cenário de alcance do veículo em condições de estrada e na cidade.
Além dos veículos com motor à combustão, o PBEV fez também medições de autonomia para veículos híbridos (HVEV), híbridos plug-in (PHEV) e puramente elétricos (BEV). Dos 747 modelos avaliados, 134 são híbridos, 68 são elétricos puros e 49 Plug-in híbrido.
O número expressivo de representantes na lista mostra o aquecimento do mercado de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no Brasil.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), 2022 encerrou com a venda de quase 50 mil veículos desse grupo, uma alta de 41% na comparação com o ano anterior, que já havia batido o recorde de emplacamentos.
Nesse sentido, segundo um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica com 1200 condutores do Brasil, 65% deles pretendem dirigir um carro elétrico no futuro próximo. Desse universo de novos compradores, 81% admitem a preocupação ambiental como fator decisivo para a compra.
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Confira a lista dos 13 elétricos mais econômicos
Apesar de assumirem valores de entrada mais altos do que os veículos a combustível, a autonomia apresentada pelos modelos elétricos melhoram o custo-benefício dos veículos no médio e longo-prazo.
Na medição do PBEV, a autonomia dos veículos, para o ambiente de estrada e das cidades, é considerado em termos do gasto energético (medido em joules) para cada quilômetro rodado. Naturalmente, quanto menor esse número, maior será o desempenho do veículo.
Marca | Modelo | Versão | Autonomia Urbana (km/l equivalente) | Autonomia Estrada (km/l equivalente) | Consumo Energético (MJ/km) |
---|---|---|---|---|---|
Renault | e-Kwid | Intense | 52,7 | 39,6 | 0,44 |
Fiat | 500e | Icon | 47,3 | 40,4 | 0,46 |
Caoa Cherry | Icar EQ1 | TEC | 48,8 | 36,8 | 0,48 |
Chevrolet | Bolt | LT/Premier | 45,8 | 39 | 0,48 |
Peugeot | e-2008 | GT | 38 | 35,1 | 0,55 |
BYD | D1 | GL 180EV | 39,2 | 34,2 | 0,55 |
BYD | Yuan Plus | GL310 EV | 39,8 | 33,1 | 0,56 |
JAC | e-JS1 | e-JS1/e-JS1 Next | 40,9 | 30,3 | 0,57 |
Nissan | Leaf | TEKNA | 38,7 | 31,9 | 0,58 |
Mini | Cooper | S Eletric | 38,5 | 31,8 | 0,58 |
Peugeot | E-208 | GT | 37,8 | 30,8 | 0,59 |
JAC | e-JS4 | e-JS4 | 35 | 32,5 | 0,6 |
BMW | IX Sport | xDrive t50 | 36,4 | 30,2 | 0,61 |