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Garrafinhas de 300 ml podem ajudar Ambev a retomar fôlego na Bolsa

02 dez 2016, 10:52 - atualizado em 05 nov 2017, 14:08

A aposta da Ambev em concentrar esforços na venda de bebidas para consumo em casa pode ajudar as ações da empresa a conseguir um novo respiro. “Com esta estratégia, a Ambev não está apenas criando uma nova barreira para os concorrentes, mas também está antecipando a tendência de aumento de consumo de cerveja em casa no Brasil”, argumenta o analista Ricardo França da Bradesco Corretora.

Segundo ele, como a Ambev grava a marca no vidro das unidades,  os concorrentes não podem reutilizá-las. Ou seja, é uma abordagem    diferente daquelas vistas nas tradicionais “ampolas” de 600 ml. O  Bradesco ressalta que as retornáveis de 300 ml respondiam por  apenas 5% do volume em 2014. Neste ano, entretanto, já alcançam  28%.

A Itaipava, da Cervejaria Petrópolis, tem sido a única concorrente a  tentar implementar a mesma estratégia. França estima que esse  segmento possa representar 40% dos volumes no ano que vem.  Apesar de aplaudir a iniciativa, a corretora ressalta que a  implementação da estratégia exige esforços no curto prazo e isso tem atrapalhado a capacidade de precificação dos produtos.

Ou seja, a intenção é conquistar o mercado com preços baixos por um tempo para então só depois voltar com a política tradicional de aumentos. “Acreditamos que a empresa irá voltar aos critérios de precificação novamente em 2017, atingindo R$ 650 milhões em lucros líquidos adicionais”.

O analista elevou a recomendação para os papéis da fabricante de bebidas de neutra para compra, com um preço-alvo de R$ 21 para dezembro de 2017. O valor está 26% acima do valor de fechamento de quinta-feira.

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