Internacional

Ganhos do mercado devem impulsionar PIB dos EUA, afrima Goldman Sachs

13 nov 2019, 9:20 - atualizado em 13 nov 2019, 9:20
Goldman prevê um aumento de 0,5 ponto percentual no crescimento dos EUA em 2020 como resultado dos juros mais baixos (Imagem: Bloomberg)

As condições financeiras dos Estados Unidos mostram um afrouxamento significativo este ano, preparando o terreno para uma surpresa positiva do crescimento da economia em 2020, segundo o Goldman Sachs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida da empresa sobre o nível de liquidez sinaliza um impulso positivo para a economia, afirmou o banco em nota divulgada na terça-feira. Também fornece dados mostrando que analistas tipicamente subestimam o impacto desse tipo de mudança.

“Enquanto as autoridades do Federal Reserve e economistas se concentraram principalmente nos riscos negativos para o crescimento, nossas conclusões sugerem que o afrouxamento das condições financeiras fornece uma razão pela qual o crescimento pode surpreender também em 2020”, disse o economista do Goldman David Choi no relatório.

O Goldman descobriu que as previsões de consenso não refletem quase metade do impacto de uma mudança nas condições financeiras.

O Goldman prevê um aumento de 0,5 ponto percentual no crescimento dos EUA em 2020 como resultado dos juros mais baixos – o que se traduziria em uma expansão de 0,2 ponto percentual acima do consenso. A estimativa mediana atual para a expansão dos EUA em 2020 é de 1,8%, segundo pesquisa da Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal impulso poderia fortalecer a economia dos EUA diante do receio de que o atual ciclo de expansão, que já dura 11 anos, começa a perder fôlego. O Federal Reserve cortou as taxas de juros três vezes este ano.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse no mês passado que a política monetária atual agora é “apropriada” para garantir um crescimento moderado da economia. O índice S&P 500 está perto de um nível recorde.

Powell comenta o cenário para a economia dos EUA, incluindo o mais recente impacto da disputa comercial do presidente Donald Trump com a China, nesta quarta-feira diante do Comitê Econômico Conjunto do Congresso. Na quinta-feira, o presidente do Fed fala no Comitê de Orçamento da Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar