Agronegócio

Ganhos da soja dos EUA podem superar os do milho

13 set 2019, 14:36 - atualizado em 13 set 2019, 14:36
Um dilúvio atrasou o plantio de milho nos EUA, levando à alta do grão no início do ano (Imagem: REUTERS/Roberto Samora)

Durante meses, traders globais de grãos têm se concentrado nas consequências do tempo chuvoso sobre a safra de milho dos Estados Unidos. Acontece que o mercado de soja pode acabar sofrendo um impacto maior.

O Departamento de Agricultura dos EUA cortou a previsão de rendimento da produção doméstica para ambas as culturas na quinta-feira, mas a redução é muito mais significativa para a soja. Isso porque a área plantada com a oleaginosa já está no nível mais baixo em seis anos, e as perspectivas de rendimentos menores fundamentaram a previsão de estoques não apenas muito menores do que a projeção de agosto, mas também abaixo da expectativa média de analistas.

“Sempre fui da opinião de que a soja foi a ganhadora não anunciada” devido à extensa área plantada de milho nos EUA, disse Michael Magdovitz, analista do Rabobank International, com sede em Londres, um dos principais financiadores de empresas de commodities agrícolas. “É por isso que sou mais otimista sobre a soja e menos sobre o milho.”

Um dilúvio atrasou o plantio de milho nos EUA, levando à alta do grão no início do ano. Até o USDA jogar um balde de água fria no mercado, prevendo uma área plantada maior que a esperada em junho.

Enquanto a área do milho aumentou, o cultivo de soja encolheu devido à guerra comercial EUA-China. Agora, com uma estimativa de menor rendimento em áreas menores, parece que a oferta pode começar a diminuir. Até o USDA está mais otimista, tendo aumentado sua projeção de preços para a temporada para US$ 8,50 por bushel, 10 centavos a mais que a estimativa de agosto.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.