Ganhos conseguidos a duras penas estão sob risco por avanço da variante Delta, diz OMS

O mundo corre o risco de perder os ganhos conseguidos a duras penas na luta contra a Covid-19 com a disseminação da altamente transmissível variante Delta, mas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde continuam eficientes, afirmou a OMS nesta sexta-feira.
As infecções por Covid-19 cresceram 80% nas últimas quatro semanas na maioria das regiões do mundo, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Mortes na África –onde apenas 1,5% da população está vacinada– subiram 80% no mesmo período.
“Ganhos conquistados a duras penas estão sob risco ou sendo perdidos, e sistemas de saúde em muitos países estão sobrecarregados”, disse Tedros em uma entrevista coletiva.
A variante Delta foi detectada em 132 países e é a versão do vírus predominante no mundo, segundo a OMS.
“As vacinas que estão aprovadas pela OMS oferecem uma proteção significativa contra doenças graves e internações para todas as variantes, incluindo a Delta”, disse o principal especialista de emergência da OMS, Mike Ryan.

“Estamos enfrentando o mesmo vírus, mas um vírus que ficou mais rápido e mais adaptado para a transmissão entre humanos, essa é a mudança”, disse.
Alguns países relataram maiores taxas de internação, mas maiores taxas de mortalidade não foram registradas por causa da variante Delta, disse a líder técnica da OMS para a Covid-19, Maria van Kerkhove.