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Games em expansão: pesquisa aponta crescimento de 140% no mercado

22 abr 2021, 19:02 - atualizado em 23 abr 2021, 14:01
Allugator Videogames
Na falta de preenchimento do tempo ocioso, os jogos aparecem como um passatempo estimulante, divertido e, agora mais do que nunca, acessível (Imagem: Divulgação/Instagram/Allugator)

Com a pandemia, uma série de hábitos compuseram a rotina dos brasileiros – alguns novos e outros apenas diferentes.

Um desses costumes foi investir tempo nos jogos eletrônicos – por smartphones, computadores ou consoles de videogames –, um mercado que vinha crescendo nos últimos anos e deu um salto durante a pandemia.

Segundo estudo da Visa, o mercado de games obteve um crescimento de 140% em 2020, em comparação com o mesmo período no ano anterior.

A pesquisa mostra ainda que as compras de jogos online ou extensões de jogos – pacotes adicionais pagos para compor um determinado jogo – também tiveram um aumento de 105% entre outubro de 2019 e setembro de 2020.

Este movimento tem relação direta com o impacto da pandemia na sensação de lazer dos brasileiros, que ficou mais atrelado às telas.

Na falta de preenchimento do tempo ocioso, os jogos aparecem como um passatempo estimulante, divertido e, agora mais do que nunca, acessível.

Cada vez mais, jogos de smartphone e computador ganham espaço para atrair um público mais diverso.

Jogos, público e acessibilidade

Desde que os jogos produzidos para computador e smartphones ficaram mais populares, a comunidade gamer também aumentou.

Ainda que exista uma quantidade razoável de jogadores que preferem jogar por meio de consoles (Xbox, PlayStation, Nintendo e outros ), ter acesso a eles ainda não é tão simples e necessário quanto ter em mãos um computador/notebook ou smartphone.

Para além da ferramenta ser mais acessível, em geral, os jogos voltados a estas plataformas costumam também ser mais baratos, ou gratuitos.

Desta forma, a comunidade gamer acaba cada vez mais diversa e expansiva. De acordo com a desenvolvedora de games Etermax, houve um crescimento de 120% em usuários ativos diários para jogos de smartphone – um valor acima do estimado.

Os games destinados a computadores, por vezes, exigem uma máquina com grande capacidade de processamento e boas placas de vídeo – fator que os encarece.

Mesmo assim, há uma imensa gama de jogos menos “pesados”, que rodam em modelos de computador/notebook mais simples. Além disso, o mercado de jogos para computador gera consumo em outros setores eletrônicos – em especial, de informática, com a famosa linha gamer: teclados, mouses, headphones, cadeiras, etc.

Pode parecer que não, mas muitas vezes os jogos virtuais geram inspirações para outros jogos fora das telas. É o caso do airsoft, por exemplo. Os gráficos estão cada vez mais evoluídos e, por isso, conseguem transmitir a sensação do jogo real, com a utilização de armas e municação de airsoft.