Banco Central

Galípolo será anunciado como presidente do BC em agosto; sugestão é de Campos Neto

07 jul 2024, 13:01 - atualizado em 07 jul 2024, 13:21
galípolo campos neto banco central
Lula deve indicar Galípolo para presidência do Banco Central (Imagens: Divulgação/Banco Central do Brasil)

O atual diretor do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, deve ser anunciado como novo presidente da autarquia em agosto, segundo informações do colunista d’O Globo, Lauro Jardim.

A data para o anúncio foi, inclusive, sugerida a Fernando Haddad pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Campos Neto teria dito que, se o anúncio fosse feito com maior antecedência, o poder na autoridade monetária ficaria dividido muito antes do fim do mandato. Por outro lado, se ficasse só para o final do ano, dificultaria uma boa transição.

O mandato do atual presidente termina no dia 31 de dezembro deste ano e seu sucessor só assume o cargo depois de aprovado pelo Senado.

De 4 a 19 de julho, Galípolo já substitui Campos Neto durante as férias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto quer transição ‘mais suave possível’

Mais cedo este ano, Campos Neto já havia dito que torce para que a transição da presidência do Banco Central seja “o mais suave possível”.

“Eu acho que essa coisa de mudar de um governo para o outro e o governo que entra fala mal do outro e a gente tem uma transição que não é civilizada é muito ruim para a parte institucional do Brasil”, afirmou na 10ª edição do Bradesco BBI Brazil Investment Forum.

Ele avaliou ainda que seria ideia que a sabatina do próximo presidente da autarquia fosse feita antes do fim do ano.

“Seria bom fazer [a sabatina] neste ano porque, senão, você passa para o outro ano. Aí, tem um problema, porque o meu mandato termina dia 31 [de dezembro]. Se um diretor for ser presidente interino, ele vai ter que passar por sabatina também, mas aí não tem sabatina, porque o Congresso está fechado”, disse.