BusinessTimes

Galaxy S24: Por que a Samsung mudou o jogo?

31 jan 2024, 11:01 - atualizado em 31 jan 2024, 11:01
Samsung Galaxy S24 UItra novidades inovações lançamento smartphones celulares inteligência artificial IA AI
Novos tempos: “A próxima corrida entre smartphones será o quão inteligentes eles são em prol do usuário, e a Samsung saiu na frente com o Galaxy S24″, explica Jonatas Souza (Imagem: Divulgação/ Samsung)

No último dia 17 de janeiro, a Samsung apresentou a linha S24, uma atualização de sua principal linha de smartphones. Até aí, nada incomum, a não ser pelo lançamento anual típico de uma empresa. No entanto, o setor de tecnologia foi surpreendido com a apresentação da Galaxy AI, a interface de inteligência artificial da empresa.

  • As melhores e as piores ações de janeiro: Analistas comentam o que motivou o desempenho positivo (ou negativo) dos papéis, e ainda revelam suas recomendações para fevereiro. Confira no Giro do Mercado clicando abaixo:

De maneira simples, é como se o ChatGPT se transformasse em um smartphone. A Samsung introduziu as seguintes novas funcionalidades em seu novo dispositivo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Galaxy AI

A Samsung define a Galaxy AI como uma “experiência abrangente de IA móvel“. A vantagem é que todo o ecossistema do aparelho agora conta com Machine Learning. Portanto, todas as suas atividades podem ser aprimoradas em prol da produtividade no uso de ferramentas móveis.

O dispositivo estará constantemente aprendendo com suas práticas para melhorar a experiência em todos os aspectos, tornando seu smartphone único, e sua lista de aplicativos favoritos ou seu papel de parede não serão as únicas coisas que o diferenciarão dos smartphones de seus amigos. É uma personalização em função do seu uso.

2. Gemini Pro

A nova interface do Galaxy é baseada no Gemini Pro, uma inteligência artificial do Google, concorrente do ChatGPT, que é o motor por trás do Google Bard. Como o dispositivo utiliza o Android, sistema do Google, a escolha do Gemini para o desenvolvimento da Galaxy AI era mais do que esperada, e a versão intermediária foi a escolhida.

O Gemini possui atualmente três versões: Nano, Pro e Ultra. Nessas versões, o Google prometeu a capacidade de funcionamento offline, o que nos leva à próxima inovação da Samsung.

3. Live Translate

“Com o Live Translate, a Samsung derruba mais uma barreira geográfica no processo de globalização: o idioma”, explica Jonatas Souza (Imagem: Divulgação/ Samsung)

O Live Translate é a ferramenta de IA de tradução. Mas por que isso é uma revolução? Já não possuímos ferramentas como o Google Tradutor, que traduz textos em diversos idiomas, ou o Google Lens, que pode traduzir placas e textos em fotos? Sim, mas agora a Samsung faz isso em tempo real em chamadas de voz e vídeo, mesmo offline.

Portanto, você pode ligar para um país cujo idioma você não conhece, quer seja por vídeo ou áudio, e o Live Translate entregará, em tempo real, o que você diz no idioma dele e vice-versa. Esse módulo de IA funciona inicialmente para treze idiomas e, por ter o motor do Gemini, funciona offline.

Ou seja, em uma emergência em outro país onde você não domina o idioma e precisa até mesmo pedir algum tipo de socorro, você pode discar o número e informar o que ocorre, e a Samsung se encarrega de entregar e devolver a comunicação correta.

Além disso, hoje você pode assistir a cursos, aulas em grandes universidades ou participar de congressos em qualquer lugar do mundo sem entender o idioma que está sendo usado no conteúdo e aproveitar tudo que é oferecido. A Samsung, com o Live Translate, derruba mais uma barreira geográfica no processo de globalização: o idioma.

A mudança de jogo da Samsung

Por que, no título desta coluna, dissemos que a Samsung mudou o jogo? Note que, dentre as novas atribuições dos aparelhos Samsung, não citei tamanho de tela, processador, armazenamento ou qualidade de câmeras. Até 2023, a métrica que servia para avaliar qual aparelho era o melhor eram as especificações de hardware. Todos buscavam uma melhor câmera, melhor tela e tempo de bateria, por exemplo.

No entanto, com o advento, para o público em geral, da IA e a sua larga aceitação, era certo que isso seria um diferencial em todos os mercados de tecnologia, incluindo os smartphones. A Samsung saiu na frente, pois agora você não precisa se preocupar com a qualidade absurda da sua câmera e todas as ferramentas profissionais que ela traz; a IA otimiza a melhor foto com todas as características profissionais, só de você apontar o telefone ou até mesmo ajuda na abrangência do seu negócio para regiões onde a barreira idiomática impede sua atuação.

Você não precisa mais se preocupar com o tamanho da bateria, já que seu sistema entende o seu tempo de uso diário e faz a gestão inteligente, fechando aplicações que estão em segundo plano ou diminuindo a frequência da tela, para te entregar ao fim do dia um uso de qualidade sem drenagem total. Isso e mais uma gama imensa de otimizações.

Assim, a próxima corrida entre smartphones será o quão inteligentes eles são em prol do usuário.

Se há dúvidas de que isso é um diferencial, aqui vai um dado: em 2023, o Bing, buscador da Microsoft, teve um crescimento de 2,81% e atingiu a marca de cem milhões de usuários um mês após anunciar o uso do GPT-4 em seu buscador.

Pela primeira vez, pessoas migraram do Google para o Bing para utilizar a vantagem que a IA oferecia. A IA é o futuro que cada dia mais se torna presente, e quem dominá-la terá a vantagem. A Samsung já está sendo a pioneira nesse mercado global de smartphones. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Analista de suporte na Empiricus
Analista de suporte na Empiricus, entusiasta em resolver problemas de TI, desenvolvedor Python e Java e escritor de ficção por hobbie. Possui dois livros publicados e o terceiro em desenvolvimento.
jonatas.souza@moneytimes.com.br
Analista de suporte na Empiricus, entusiasta em resolver problemas de TI, desenvolvedor Python e Java e escritor de ficção por hobbie. Possui dois livros publicados e o terceiro em desenvolvimento.