Gafe com Fávaro: Governo responde Agrishow e ameaça retirar patrocínio do Banco do Brasil (BBAS3)
O Governo Federal não gostou da gafe que a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) cometeu com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e avalia retirar o seu patrocínio e o do Banco do Brasil (BBAS3) do evento.
A Agrishow acontece entre os dias 1º e 05 de maio, em Ribeirão Petro (SP).
Segundo informações da Folha de S. Paulo, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, afirma que não se justifica mais o patrocínio.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
“Na medida em que o evento perde sua característica institucional e na medida em que houve essa descortesia com o ministro [Carlos Fávaro] e com o Banco do Brasil, que iria acompanhá-lo no evento, não se justifica mais o patrocínio”, disse.
Além disso, o ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos, também questionou o patrocínio em uma publicação em seu Twitter.
“Se a Agrishow não quer o governo federal no evento, não sei se o Banco do Brasil e o Governo Federal deveriam continuar patrocinando o evento”, escreveu junto com uma imagem do anúncio de patrocínio do evento.
Se a @agrishowoficial não quer o governo federal no evento, não sei se @BancodoBrasil e o @govbr deveriam continuar patrocinando o evento . pic.twitter.com/2HimTi1uYa
— Márcio França (@marciofrancasp) April 28, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se pronunciou publicamente sobre o assunto. Já o Banco do Brasil afirma que, a princípio, estará na Agrishow com seu stand de negócios. O evento diz que não irá se pronunciar.
Fávaro desconvidado da Agrishow
Na semana passada, o presidente da feira, Francisco Matturro, teria informado à Fávaro que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai participar do primeiro dia do evento (dia 1º de maio) e dito que isso poderia causar algum tumulto ou constrangimento por manifestações contrárias ao governo.
Com isso, o ministro foi desconvidado da abertura do evento para participar somente do segundo dia (dia 02), quando acontece uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – que acontecerá em Brasília. Fávaro optou por não participar do evento em Ribeirão e recebeu o apoio de Lula.
Fávaro planejava aproveitar a Agrishow para detalhar a elaboração do Plano Safra 2023/24 e anunciar linhas de crédito para o agronegócio.