G7 precisa “lidar com o desafio das criptomoedas”, afirma conselheiro de Biden
Nesta segunda-feira (7), em uma coletiva de imprensa da Casa Branca, o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan abordou receios sobre ransomware e os crescentes ataques visíveis a empresas de alto nível e de infraestrutura pública nas últimas semanas.
Mais especificamente, em resposta a uma pergunta sobre os objetivos de combate ao ransomware para uma futura reunião do G7, Sullivan disse que a administração desejava apresentar “o início de plano de ação que cobre inúmeras áreas cruciais”.
Uma das áreas que Sullivan identificou foi “como lidar com o desafio das criptomoedas que se encontram no centro de como esses ataques de ransomware são realizados”.
“Ransomware é uma prioridade de segurança nacional”, continou Sullivan, repetindo comentários que diversos membros da Casa Branca fizeram nas últimas semanas.
O fechamento temporário da Colonial Pipeline em maio, além do mais recente ataque à fornecedora de carne bovina JBS colocaram ransomware em evidência global. A administração culpa organizações cibercriminosas da Rússia.
Os comentários de Sullivan vieram logo após o que aconteceu na reunião do presidente Biden com o presidente Putin em meio a crescentes tensões e suspeitas globais de que esses grupos criminosos estão operando com, pelo menos, o consentimento tático do governo russo.
Como proteger seus dados em um mundo tão conectado?