G20

G20: Yellen, presidente do BC britânico e outras autoridades deixam reunião durante fala de russos

20 abr 2022, 15:19 - atualizado em 20 abr 2022, 15:19
G20
Autoridades ucranianas presentes também deixaram a reunião da G20, de acordo com uma fonte familiarizada (Imagem: Reuters/Shawn Thew/Pool/File Photo)

Autoridades do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá abandonaram uma reunião de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do Grupo dos 20 nesta quarta-feira no momento em que representantes russos falavam, disse um porta-voz do governo do Reino Unido, expondo divisões cada vez mais profundas sobre a permanência da Rússia no bloco, que reúne grandes economias.

Autoridades ucranianas presentes também se retiraram, de acordo com uma fonte familiarizada com a reunião.

“Ao lado de nossos aliados dos EUA e Canadá, representantes do Reino Unido deixaram a reunião do G20 enquanto os delegados russos falavam”, disse o porta-voz. “Continuaremos trabalhando com nossos aliados para condenar a guerra da Rússia contra a Ucrânia nos termos mais fortes e pressionar por uma coordenação internacional mais forte para punir a Rússia.”

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse aos participantes que desaprovava a presença de uma autoridade sênior russa na reunião, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto. Yellen estava entre os que saíram, acompanhada pelo presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, e outras autoridades.

Já a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, pediu à autoridade russa, o vice-ministro das Finanças do país, Timur Maksimov, que transmita a Moscou uma mensagem clara –que acabe com a guerra na Ucrânia–, disse uma das fontes.

Ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 se reuniram nos bastidores de uma conferência semestral realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial, em Washington, com a guerra na Ucrânia, a segurança alimentar e a recuperação ante a pandemia de coronavírus em foco.

Maksimov estava participando pessoalmente da reunião, disse uma fonte. O ministro das Finanças da Rússia e a presidente do banco central participaram virtualmente, disseram outras fontes familiarizadas com a reunião.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!