Futuros do minério de ferro saltam com promessa da China de fortalecer apoio econômico
Os contratos futuros de minério de ferro na China subiram pela quarta sessão consecutiva nesta sexta-feira, com alta de mais de 4%, impulsionados por expectativas de demanda já que Pequim prometeu intensificar medidas para estabilizar a economia.
Em reunião presidida pelo presidente Xi Jinping nesta sexta-feira, o Politburo, principal órgão de decisão do Partido Comunista, disse que a China adotará um pacote de políticas para ajudar as indústrias atingidas pela pandemia, intensificando a construção de infraestrutura e apoiando o desenvolvimento saudável do mercado imobiliário.
Os preços futuros de ingredientes para fabricação de aço e materiais de construção avançaram após a notícia, com o minério de ferro de referência na bolsa de commodities de Dalian subindo 4,2%, para 870 yuanes (132,05 dólares) a tonelada no fechamento.
Os futuros de carvão metalúrgico para entrega em setembro se recuperaram das perdas na sessão da manhã, avançando 0,9%, para 2.853 iuanes por tonelada. Os preços do coque de Dalian aumentaram 2,1%, para 3.625 iuanes por tonelada.
A China disse na quinta-feira que irá zerar as tarifas de importação de todos os tipos de carvão, em um esforço para garantir a segurança energética em meio à disparada dos preços globais e às preocupações com a interrupção do fornecimento.
No entanto, a medida parece ter um impacto limitado na redução dos custos de importação, disseram analistas da SinoSteel Futures, observando que a recente depreciação do renminbi pode compensar a queda nos custos de importação da nova política.
O vergalhão de aço na Bolsa de Futuros de Xangai, para entrega em outubro, fechou em alta de 1,6%, a 4.910 iuanes por tonelada.
As bobinas laminadas a quente usadas no setor manufatureiro ganharam 1,5%, para 4.996 iuanes por tonelada.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!