Futuros do minério de ferro registram alta de 0,96% em meio a pico do coronavírus
A jornada desta sexta-feira foi marcada por uma nova valorização nas cotações dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China.
O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento em maio deste ano, somou 0,96% a 628,50 yuans por tonelada, o que representa ganhos de 6,0 yuans em relação ao valor de liquidação da véspera, que foi de 622,50 yuans por tonelada.
No caso do vergalhão de aço, a sessão teve como característica uma leve queda nos valores dos papéis futuros, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai.
O contrato com maior liquidez, com entrega para maio de 2020, cedeu 1 yuan para 3.398 yuans por tonelada. Por outro lado, o de outubro, segundo em negócios, somou 20 yuans para 3.453 yuans por tonelada.
Os índices acionários da China fecharam em alta nesta sexta-feira, marcando o primeiro ganho semanal em quatro semanas, por expectativas de que as medidas do governo para conter o coronavírus e limitar seu impacto econômico possam continuar ajudando as ações.
A epidemia de coronavírus na China não mostrou sinais de ter alcançado o pico, com autoridades de saúde informando nesta sexta-feira mais de 5 mil novos casos.
A corretora Shanxi Securities afirmou em nota que o afrouxamento da política monetária continuará a ajudar as ações, mesmo que as interrupções de produção afetem os lucros corporativos.