Futuros do minério de ferro em Dalian caem com temores de intervenção na China
Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian fecharam em baixa nesta quarta-feira após uma sessão diurna volátil, com as preocupações com o ambiente regulatório da China moderando o otimismo sobre as perspectivas de demanda pelo ingrediente siderúrgico na maior produtora de aço do mundo.
O contrato de minério de ferro mais negociado para entrega em maio na bolsa de Dalian caiu 0,8%, para 700 yuanes (110,64 dólares) a tonelada, depois de avançar por dois dias e oscilar entre perdas e ganhos ao longo da sessão.
As autoridades chinesas impedirão uma “acumulação excessiva” de minério de ferro e ajudarão a garantir que os traders da commodity tragam os estoques de volta a um nível razoável o mais rápido possível, disse o planejador estatal do país nesta quarta-feira.
A última declaração da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma veio após uma reunião com o regulador do mercado sobre medidas para encurtar o período de armazenamento gratuito para traders de minério de ferro e aumentar os custos dos estoques no porto.
Apesar dos esforços intensificados dos reguladores chineses para conter o rali do minério de ferro neste ano e diminuir as pressões inflacionárias, analistas disseram que as esperanças de aumento da demanda no curto prazo e a possibilidade de interrupções na oferta na Austrália e no Brasil podem dar suporte aos preços.
O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Xangai caiu 0,7%, enquanto a bobina laminada a quente recuou 0,4%. O aço inoxidável caiu 2,7%.
O carvão metalúrgico de Dalian subiu 2,3%, estendendo os ganhos para uma sexta sessão, parcialmente apoiado por preocupações com a oferta apertada.