Futuros do minério de ferro e do aço sobem na China
Os contratos futuros do minério de ferro e do aço na China encerraram o pregão em alta nesta quarta-feira, enquanto outras matérias-primas associadas à indústria de aço também subiram.
Os futuros do minério de ferro de referência na bolsa chinesa de Dalian fecharam com ganhos de 0,6%, a 1.068 yuanes por tonelada.
Os preços spot do minério de ferro com teor de 62% para entrega na China subiram 2 dólares na terça-feira, para 166 dólares, segundo a consultoria SteelHome.
Já o vergalhão de aço na bolsa de Xangai subiu 1,1%, para 4.785 iuanes por tonelada.
A mineradora brasileira Vale (VALE3) informou na véspera que iniciou de forma gradual a operação da planta de filtragem de rejeitos do Complexo Vargem Grande, a primeira de quatro que serão instaladas nas operações da companhia, em Minas Gerais, com investimentos de 2,3 bilhões de dólares entre 2020 e 2024.
Os futuros do carvão metalúrgico mais negociados na bolsa Dalian, para entrega em maio, chegaram a subir até 5,3%, para 1.605 yuanes (246,85 dólares) a tonelada. O contrato fechou com alta de 5,2%, em 1.603 yuanes.
A alta veio em meio a preocupações com a oferta, devido a uma forte demanda e a recentes impactos da pandemia de Covid-19 na Mongólia, importante fornecedora do material para a China, segundo a GF Futures.