Futuros do mercado de ações em NY e petróleo pioram após dados de inflação nos EUA
Os futuros dos índices de ações das bolsas de Nova York apagaram os ganhos e passaram forte queda, com os investidores digerindo uma inflação “mais salgada” que o esperado nos Estados Unidos em agosto. O petróleo acompanhou a piora em Wall Street e também inverteu a direção, passando a cair.
Às 9h55, o futuro do Dow Jones caía 1,14%; o do S&P 500 recuava 1,62%; e o do Nasdaq perdia 2,29%, sinalizando um abertura em forte queda do pregão regular, logo mais. Já o contrato futuro do petróleo tipo WTI, a referência americana, caía 0,33%, a US$ 87,41 o barril; e o do petróleo Brent cedia 0,85%, a US$ 93,20 o barril.
O índice de preços ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) subiu 8,3% em agosto, na base anual, superando a previsão de alta de 8,1%. Ainda assim, a taxa anual de inflação nos EUA perdeu força pelo segundo mês consecutivo, atingindo a menor leitura em quatro meses.
Porém, na leitura mensal, o CPI contrariou a previsão de queda e subiu 0,1%, após ficar estável no mês anterior. Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,6%, mais que a previsão de alta de 0,3%.
No confronto anual, o núcleo do CPI avançou 6,3%, acelerando o ritmo após avançar 5,9% em julho em relação a um ano antes e ante expectativa de +6,1%.
Com isso, os números ampliaram as apostas de que o Federal Reserve Fed terá de agir de forma ainda mais agressiva para domar a inflação elevada. No mercado futuro, surgiram as primeiras expectativas de alta ainda maior na taxa de juros neste mês, em um ponto percentual (pp).
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!