Futurologia monetária: na Super Quarta, dot plot do Fed indica caminhos dos juros nos EUA e taxa Selic terá novo corte; confira essas e outras notícias do dia
A Super Quarta dos bancos centrais finalmente chegou em meio a exercícios de futurologia. Os investidores já sabem como o Fed e o Copom deixarão as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos.
Isso porque o banco central norte-americano vem sinalizando com certa clareza que manterá sua taxa de juros de referência entre 5,25% e 5,50% ao ano.
Por sua vez, o Copom, como é chamado o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil, já antecipou que vai cortar a taxa Selic de 11,25% para 10,75% ao ano hoje — e depois para 10,25% na próxima reunião, daqui a um mês e meio.
Ora, mas se tudo é tão previsível assim, cadê a futurologia?
Nos comunicados.
Às 15h, quando o Fed anunciar sua decisão de juros, será divulgado também um comunicado. E esse documento virá acompanhado do dot plot.
O gráfico de pontos traz as projeções dos próprios diretores do Fed para uma série de variáveis econômicas. Isso inclui o nível terminal das taxas de juros.
Diante disso, o dot plot servirá hoje como uma espécie de tarô para que os investidores possam se antecipar aos próximos passos do Fed. Mais especificamente, ao ciclo de corte de juros que ainda nem começou. Mas vai. Um dia.
Meia hora depois da decisão, o presidente do Fed, Jerome Powell, concederá entrevista coletiva. Não espere que ele apareça de turbante, mas suas palavras também devem ajudar a guiar os investidores pelos próximos passos do Fed.
Por aqui, o Ibovespa terá que se equilibrar entre a reação ao Fed, a expectativa em relação ao resultado da reunião do Copom e uma série de balanços.
Quando a decisão do Copom vier à tona, a bolsa já estará fechada, mas os investidores farão hora extra para ler o comunicado.
Eles estarão atentos à sinalização do Copom para o ritmo dos cortes a partir de junho. Ele será mantido em 0,50 ponto porcentual? Vai cair para 0,25%? O Copom vai parar de antecipar o futuro?
O que você precisa saber hoje
APÓS O BALANÇO
Magazine Luiza (MGLU3): Fred Trajano vê “virada” no 4T23 e aponta três frentes para destravar valor da ação — mas o mercado ainda não comprou a ideia. Durante teleconferência com analistas, o CEO do Magalu afirmou que existem três oportunidades na varejista que ainda não foram contempladas pelo mercado.
CALÇADOS CAPITALIZADOS
A diretoria da Grendene (GRND3) vai propor aumento de capital de R$ 1 bilhão ao conselho. A proposta que será enviada aos conselheiros prevê a capitalização da reserva de incentivos federais (IRPJ) da produtora de calçados. Veja como será a operação.
MERCADO DE CAPITAIS
IPO badalado: Reddit tem demanda quase 5 vezes maior que a oferta de ações em Wall Street — e o CEO espera receber um cheque gordo. Em meio à oferta “arrasa-quarteirão” do Reddit, o CEO Steve Huffman recebeu uma reação negativa por causa do cheque gordo que recebeu.
ARRIBA O ABAJO
Argentina mais barata para brasileiros, dólar e inflação nas alturas — o preço das mudanças nos 100 dias de Milei. O Seu Dinheiro listou os principais pontos da gestão do ultraliberal nesse período importante de avaliação de um governo; confira os pontos positivos e negativos até agora.
IR 2024
Como declarar imposto de renda como MEI. O microempreendedor Individual também pode precisar declarar imposto de renda como pessoa física.
Uma boa quarta-feira para você!