Economia

Futuro ministro das Finanças alemão dispara alarme sobre inflação

30 nov 2021, 10:12 - atualizado em 30 nov 2021, 10:12
Euro
“A inflação dá margem a preocupações legítimas. No caso da desvalorização da moeda, observaremos como ela se desenvolve após a pandemia”, escreveu Lindner em seus tuítes (Imagem: Pixabay/moerschy)

O futuro ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, prometeu nesta terça-feira defender finanças públicas sólidas e a redução dos níveis da dívida em toda a zona do euro para que o Banco Central Europeu (BCE) possa combater a inflação sem hesitação, caso necessário.

Os comentários de Lindner, publicados no Twitter, vieram depois que dados mostraram na segunda-feira que a inflação dos preços ao consumidor na Alemanha acelerou ainda mais em novembro, atingindo seu patamar mais alto em quase três décadas.

“A inflação dá margem a preocupações legítimas. No caso da desvalorização da moeda, observaremos como ela se desenvolve após a pandemia”, escreveu Lindner em seus tuítes.

Lindner, cujo Partido Liberal Democrata (FDP) –favorável ​​aos interesses comerciais– deve ser o menor parceiro júnior em uma coalizão tripla com o Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, e os Verdes, disse que o novo governo não pressionará mais os preços.

“Portanto, não haverá aumento de impostos”, disse Lindner, acrescentando que as três partes concordaram em reduzir os preços da eletricidade, abolindo uma sobretaxa especial introduzida para financiar a expansão de energias renováveis.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar