Futuro do trabalho: Veja as profissões que devem surgir e as que devem desaparecer até 2027
O Fórum Econômico Mundial elaborou um estudo sobre o futuro do trabalho, apontando tendências que devem impactar carreiras ao longo dos próximos anos.
Conforme o mapeamento, ao todo, 23% das ocupações devem passar por modificações até 2027, impactadas por aspectos tecnológicos, ambientais, sociais, políticos e econômicos.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Esta foi a quarta edição do estudo, que mapeou 45 economias por meio de dados disponibilizados pelo LinkedIn e pela empresa Coursera.
Além disso, foi realizada pesquisa de opinião executiva com 803 companhias de todo o mundo. Juntas, estas empresas são responsáveis por mais de 11 milhões de postos de trabalho.
Segundo o estudo, há a expectativa de que 69 milhões de postos de trabalho sejam criados, enquanto 83 milhões devem ser eliminados.
Profissões que devem surgir e desaparecer
Nos próximos cinco anos, a tecnologia será um dos principais aspectos a impactar o surgimento e desaparecimento de postos de trabalho.
Isso porque, conforme a pesquisa de opinião com executivos, a expectativa é de que impacte a implementação de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), bem como promova mudanças no cenário geopolítico e econômico.
Dessa forma, conforme os profissionais consultados, big data, inteligência artificial e computação em nuvem são as principais tecnologias introduzidas em suas empresas. Mais de 75% das empresas buscam implementá-las nos próximos anos.
No Brasil e no mundo, big data é apontada como a tecnologia que mais irá gerar trabalhos. Segundo o estudo, 51% dos entrevistados brasileiros esperam crescimento de empregos relacionados à área.
Já as posições de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, IA e aprendizagem de máquina e profissionais de segurança cibernética, devem crescer cerca de 30% no mundo, conforme estudo.
No entanto, duas tecnologias não devem impulsionar a geração de empregos nos próximos anos, são elas os robôs, humanoides e não humanoides.
Conforme o estudo, veja a seguir as expectativas para os postos de trabalho nos próximos cinco anos.
Postos de trabalho que devem surgir:
- Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
- Especialista em sustentabilidade;
- Analista em Inteligência de negócios;
- Analista de Segurança da Informação;
- Engenharia de fintechs;
- Cientistas e analistas de dados;
- Engenharia de robótica;
- Especialista em Big Data;
- Operadores de equipamentos agrícolas;
- Especialistas em transformação digital.
Postos de trabalho que devem desaparecer:
- Caixas de banco e funcionários relacionados;
- Funcionários dos Correios;
- Caixas e cobradores;
- Escriturários de entrada de dados;
- Secretários administrativos e executivos;
- Assistentes de registro de produtos e estoque;
- Escriturários de contabilidade;
- Legisladores e oficiais judiciários;
- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros;
- Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados.